Notícias

Revista incentiva a leitura da BNCC para qualificar o debate

12/08/2017

Com o título Cinco dicas para sugestões mais eficazes, a revista Nova Escola distribuiu panfletos durante a audiência pública que discute a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em Florianópolis, com o objetivo de melhorar o nível de informação das pessoas que têm participado das discussões. A revista verificou que o índice de leitura do documento é baixo, o que prejudica o nível das sugestões apresentadas.

Leia mais

Florianópolis sedia audiência para debater a Base Nacional Comum

09/08/2017

A terceira audiência pública para discutir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) será realizada nesta sexta-feira, 11, em Florianópolis. Promovido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), em parceria com o Ministério da Educação, o encontro reúne a sociedade civil, educadores e gestores em educação do Sul do país, que irão debater propostas e apresentar sugestões para auxiliar os integrantes do Conselho na elaboração de um documento que norteie o que os alunos deverão estudar ao longo da educação básica. O evento acontece a partir das 9h na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), localizada na rodovia Admar Gonzaga, nº 2765.

Leia mais

Audiência pública em Olinda debate educação infantil e ensino da língua portuguesa

28/07/2017

A segunda das cinco audiências para discutir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ocorreu nesta sexta-feira, 28, em Olinda (PE). O encontro é promovido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e reuniu profissionais de educação e da sociedade civil, que puderam apresentar sugestões e ponderações sobre o documento.

Leia mais

Olinda sedia segunda audiência pública sobre a Base Nacional

25/07/2017

Olinda recebe nesta sexta-feira, 28, a segunda audiência pública para discutir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O encontro, promovido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), pretende auxiliar seus integrantes na elaboração de um documento normativo que reflita necessidades, interesses, diversidade e pluralidade do panorama educacional brasileiro. O evento será das 9h às 17h e conta com apoio do Ministério da Educação. O Canal Futura fará a transmissão.

Leia mais

Manaus sedia a primeira audiência pública sobre a Base Nacional

07/07/2017

O Conselho Nacional de Educação (CNE) realizou nesta sexta-feira, 7, a primeira das cinco audiências públicas sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O encontro foi transmitido ao vivo, pela internet, e também pelo Canal Futura. A base será o documento norteador da elaboração dos currículos das escolas públicas e privadas de educação infantil e ensino fundamental de todo o país.

Leia mais

Manaus sedia a primeira audiência pública sobre a Base nesta sexta

06/07/2017

A primeira das cinco audiências públicas realizadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) será realizada nesta sexta-feira, 7, em Manaus. O objetivo dos encontros é de auxiliar os membros do CNE na elaboração de um documento normativo que reflita necessidades, interesses, diversidade e pluralidade do panorama educacional brasileiro. O evento, que ocorrerá das 9h às 17h, tem o apoio do Ministério da Educação e será transmitido pelo Canal Futura.

Leia mais

Canal Futura irá transmitir audiências públicas sobre a Base Nacional Comum Curricular

28/06/2017

As audiências públicas sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que o Conselho Nacional de Educação (CNE) irá promover nas cinco regiões do país a partir de julho serão transmitidas ao vivo pela internet pelo Canal Futura. A iniciativa é fruto de uma parceria do Ministério da Educação com a emissora para garantir o acesso da sociedade aos debates em torno do documento. Porém, a geração de sinal está aberta para outros parceiros que queiram transmitir.

Leia mais

Audiências públicas sobre a Base Nacional Comum Curricular começam em 7 de julho

19/06/2017

Manaus será a primeira cidade a sediar audiência pública sobre o texto da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), submetido pelo Ministério da Educação (MEC) ao Conselho Nacional de Educação (CNE). A audiência acontece em 7 de julho. Depois da capital amazonense, audiências serão realizadas em outras quatro cidades das diferentes regiões: Recife, Florianópolis, São Paulo e Brasília. Um site foi lançado nesta segunda-feira, 19, pelo CNE, para orientar quem deseja participar das audiências: cnebncc.mec.gov.br.

Leia mais

MEC entrega Base Nacional ao Conselho Nacional de Educação

16/06/2017

O ministro da Educação, Mendonça Filho, entregou nesta quinta-feira (06/4) a Base Nacional Comum Curricular ao Conselho Nacional de Educação (CNE). A Base estabelece conteúdos e competências essenciais, isto é, o que todo estudante deve saber e ser capaz de fazer na Educação Básica. Uma vez aprovada pelo CNE e homologada pelo ministro, será referência obrigatória na elaboração dos currículos de escolas públicas e particulares, em todo o Brasil.

Leia mais

Base Nacional Comum Curricular é debatida na Câmara dos Deputados

01/06/2017

Em mais uma discussão sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), representantes do Ministério da Educação participaram de seminário promovido pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados nesta quinta-feira, 1º. O diretor de Programa da Secretaria Executiva do MEC, Ricardo Coelho, detalhou aos deputados a importância e o processo de construção do documento que vai nortear a educação em todo o Brasil.

Leia mais

Base Nacional determina alfabetização até o segundo ano do ensino fundamental

06/04/2017

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define que a alfabetização das crianças deverá ocorrer até o segundo ano do ensino fundamental, com o objetivo de garantir o direito fundamental de aprender a ler e escrever. O documento que vai nortear a educação básica em todo o país foi entregue pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, ao Conselho Nacional de Educação (CNE), nesta quinta-feira, 6, em Brasília.

Leia mais

Base Nacional Comum Curricular vai orientar exames e avaliações

06/04/2017

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vai orientar as matrizes de referência dos exames e avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Além disso, servirá para reformular a formação de docentes. O documento – que será referência obrigatória para a elaboração dos currículos de educação básica – foi entregue pelo Ministério da Educação ao Conselho Nacional de Educação (CNE) na manhã desta quinta-feira, 6.

Leia mais