Florianópolis sedia audiência para debater a Base Nacional Comum

A terceira audiência pública para discutir a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) será realizada nesta sexta-feira, 11, em Florianópolis. Promovido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), em parceria com o Ministério da Educação, o encontro reúne a sociedade civil, educadores e gestores em educação do Sul do país, que irão debater propostas e apresentar sugestões para auxiliar os integrantes do Conselho na elaboração de um documento que norteie o que os alunos deverão estudar ao longo da educação básica. O evento acontece a partir das 9h na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), localizada na rodovia Admar Gonzaga, nº 2765.

Como órgão normativo do Sistema Nacional de Educação, ao CNE cabe apreciar a proposta da BNCC elaborada pelo MEC e produzir um parecer e um projeto de resolução que, uma vez homologados pelo ministro da Educação, vão se transformar em norma nacional. A expectativa do CNE é que o documento referente à educação infantil e ao ensino fundamental da Base seja aprovado até o final deste ano. Com os encontros, o Conselho espera ouvir representantes de todas as regiões do país, valorizando características locais, de maneira a elaborar um documento que reflita necessidades, interesses, diversidade e pluralidade do panorama educacional brasileiro.

No total, serão cinco audiências, sendo uma em cada região do país. Até o momento foram realizados encontros em Manaus e em Olinda (PE). Depois de Florianópolis, será a vez de São Paulo, em 25 de agosto, e Brasília, no dia 11 de setembro. Todas as audiências estão abertas ao público e aqueles que não puderem participar presencialmente podem acompanhar o evento via internet nas páginas do Youtube do Canal Futura e do Ministério da Educação.

Assessoria de Comunicação Social