Histórico da BNCC

Conheça a linha do tempo com os marcos da elaboração da Base Nacional Comum Curricular e acesse documentos que fizeram parte dessa história.

  • 2018

    Em 14 de dezembro de 2018, o ministro da Educação, Rossieli Soares, homologou o documento da Base Nacional Comum Curricular para a etapa do Ensino Médio. Agora o Brasil tem uma Base com as aprendizagens previstas para toda a Educação Básica.

    Em 02 de agosto de 2018, escolas de todo o Brasil se mobilizaram para discutir e contribuir com a Base Nacional Comum Curricular da etapa do Ensino Médio. Professores, gestores e técnicos da educação criaram comitês de debate e preencheram um formulário online, sugerindo melhorias para o documento.

    5 de Abril

    5 de abril institui-se o Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular ProBNCC.

    Acesse a PORTARIA:
    Acesse aqui.

    Em 02 de abril de 2018 o Ministério da Educação entregou ao Conselho Nacional de Educação (CNE) a 3ª versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio. A partir daí o CNE iniciou um processo de audiências públicas para debatê-la.

    Acesse a versão da BNCC do Ensino Médio:
    Acesse aqui.

    Em 06 de março de 2018, educadores do Brasil inteiro se debruçaram sobre a Base Nacional Comum Curricular, com foco na parte homologada do documento, correspondente às etapas da Educação Infantil e Ensino Fundamental, com o objetivo de compreender sua implementação e impactos na educação básica brasileira.

    Acesse os materiais de apoio sobre o Dia D da BNCC da Educação Infantil e Ensino Fundamental:
    Acesse aqui.

  • 2017

    22 de Dezembro

    Em 22 de dezembro de 2017 o CNE apresenta a RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2017 que institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular.

    Acesse a Resolução:
    Acesse aqui.

    Em 20 de dezembro de 2017 a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada pelo ministro da Educação, Mendonça Filho.

    Acesse a PORTARIA:
    Acesse aqui.

    Em abril de 2017, o MEC entregou a versão final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ao Conselho Nacional de Educação (CNE). O CNE irá elaborar parecer e projeto de resolução sobre a BNCC, que serão encaminhados ao MEC. A partir da homologação da BNCC começa o processo de formação e capacitação dos professores e o apoio aos sistemas de Educação estaduais e municipais para a elaboração e adequação dos currículos escolares.

  • 2016

    Agosto

    Em agosto, começa a ser redigida a terceira versão, em um processo colaborativo com base na versão 2.

    Link para os pareceres e estudo comparativo:
    Acesse aqui.

    De 23 DE JUNHO A 10 DE AGOSTO/2016 aconteceram 27 Seminários Estaduais com professores, gestores e especialistas para debater a segunda versão da BNCC. O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) promoveram esses seminários.

    Link para os dados dos seminários estaduais:

    Dados dos seminários disponível em:
    Acesse aqui.

    Relatórios disponíveis em:
    Acesse aqui.

    Em 3 de maio de 2016 a 2ª versão da BNCC é disponibilizada.

    Link para o PDF da 2ª versão da BNCC:
    Acesse aqui.

  • 2015

    Dezembro

    De 2 a 15 de dezembro de 2015 houve uma mobilização das escolas de todo o Brasil para a discussão do documento preliminar da BNC.

    Link para a página do Dia D da BNCC:
    Acesse aqui.

    Em 16 de setembro de 2015 a 1ª versão da BNCC é disponibilizada.

    Link para o PDF da 1ª versão da BNCC:
    Acesse aqui.

    Link para os relatórios e pareceres:
    Acesse aqui.

    Entre 17 a 19 de junho acontece I Seminário Interinstitucional para elaboração da BNC. Este Seminário foi um marco importante no processo de elaboração da BNC, pois reuniu todos os assessores e especialistas envolvidos na elaboração da Base. A Portaria n. 592, de 17 de junho de 2015, Institui Comissão de Especialistas para a Elaboração de Proposta da Base Nacional Comum Curricular.

    Link para Portaria de Nomeação:
    Acesse aqui.

  • 2014

    Entre 19 e 23 de novembro é realizada a 2ª Conferência Nacional pela Educação (Conae), organizada pelo Fórum Nacional de Educação (FNE) que resultou em um documento sobre as propostas e reflexões para a Educação brasileira e é um importante referencial para o processo de mobilização para a Base Nacional Comum Curricular.

    Link para o Documento:
    Acesse aqui.

    25 de Junho

    A Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014, regulamenta o Plano Nacional de Educação (PNE), com vigência de 10 (dez) anos. O Plano tem 20 metas para a melhoria da qualidade da Educação Básica e 4 (quatro) delas falam sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNC).

    Conheça a Base Legal do PNE:
    Acesse aqui.

    Conheça as 20 Metas do PNE:
    Acesse aqui.

  • 2013

    A Portaria n. 1.140, de 22 de novembro de 2013, institui o Pacto Nacional de Fortalecimento do Ensino Médio (PNFEM).

    Link para a Portaria:
    Acesse aqui.

    Veja mais documentos sobre o Pacto:
    Acesse aqui.

  • 2012

    A Portaria n. 867, de 04 de julho de 2012, institui o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e as ações do Pacto e define suas Diretrizes Gerais.

    Link para a Portaria:
    Acesse aqui.

    Veja mais documentos sobre o Pacto:
    Acesse aqui.

    30 de Janeiro

    A Resolução n. 2, de 30 de janeiro de 2012, define as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.

    Link para a Resolução:
    Acesse aqui.

  • 2011

    14 de Dezembro

    A Resolução n.7, de 14 de dezembro de 2010, fixa a Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos.

    Link para a Resolução:
    Acesse aqui.

  • 2010

    17 de Dezembro

    A Resolução nº 5, de 17 de dezembro de 2009, fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Em 2010 é lançado o documento.

    Link para o DCN para a Educação Infantil:
    Acesse aqui.

    13 de Julho

    A Resolução n. 4, de 13 de julho de 2010, define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica (DCNs) com o objetivo de orientar o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino.

    Link para a Resolução nº 4:
    Acesse aqui.

    Entre 28 de março e 01 de abril é realizada a Conferência Nacional de Educação (CONAE), com a presença de especialistas para debater a Educação Básica. O documento fala da necessidade da Base Nacional Comum Curricular, como parte de um Plano Nacional de Educação.

    Link para o Documento Final da CONAE:
    Acesse aqui.

  • 2008

    É instituído em 2008 e funciona até 2010 o Programa Currículo em Movimento que busca melhorar a qualidade da educação básica por meio do desenvolvimento do currículo da educação infantil, do ensino fundamental e ensino médio.

    Conheça os Pareceres do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre o Programa Currículo em Movimento:
    Acesse aqui.

  • 2000

    São lançados os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), em quatro partes, com o objetivo de cumprir o duplo papel de difundir os princípios da reforma curricular e orientar o professor, na busca de novas abordagens e metodologias.

    Link para o PCNs do Ensino Médio:
    Acesse aqui.

  • 1998

    São consolidados, em dez (10) volumes, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano. A intenção é ampliar e aprofundar um debate educacional que envolva escolas, pais, governos e sociedade.

    Link para o PDF do Volume 01 - Introdução aos PCNs do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano):
    Acesse aqui.

  • 1997

    São consolidados, em dez (10) volumes, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, apontados como referenciais de qualidade para a educação brasileira. Foram feitos para auxiliar as equipes escolares na execução de seus trabalhos, sobretudo no desenvolvimento do currículo.

    Link para o PDF do Volume 01 - Introdução aos PCN:
    Acesse aqui.

  • 1996

    20 de Dezembro

    É aprovada a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que em seu Artigo 26, regulamenta uma base nacional comum para a Educação Básica.

    Link para o texto completo da LDBEN:
    Acesse aqui.

  • 1988

    É promulgada a Constituição da República Federativa do Brasil que prevê, em seu Artigo 210, a Base Nacional Comum Curricular. Art. 210. Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais. § 1º O ensino religioso, de matrícula facultativa, constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental. § 2º O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.

    Link para o texto completo da Constituição Federal de 1988:
    Acesse aqui.