"Nas últimas décadas, vem se consolidando, na Educação Infantil, a concepção que vincula educar e cuidar, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo. Nesse contexto, as creches e pré-escolas, ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, e articulá-los em suas propostas pedagógicas, têm o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar – especialmente quando se trata da educação dos bebês e das crianças bem pequenas, que envolve aprendizagens muito próximas aos dois contextos (familiar e escolar), como a socialização, a autonomia e a comunicação. Nessa direção, e para potencializar as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças, a prática do diálogo e o compartilhamento de responsabilidades entre a instituição de Educação Infantil e a família são essenciais. Além disso, a instituição precisa conhecer e trabalhar com as culturas plurais, dialogando com a riqueza/diversidade cultural das famílias e da comunidade." (BNCC, 2018, p. 36)

Podcast

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O incentivo à leitura, valorizando a cultura sul-mato-grossense para crianças da Educação Infantil

Esta prática teve como objetivo ampliar e valorizar a cultura sul-mato-grossense, apresentando às crianças escritores regionais e suas obras e estimular a leitura de forma prazerosa.

Quando:

De fevereiro a maio de 2018.

Materiais:
  • acervo literário de autores sul-mato-grossenses;
  • folhas de registros de produção das crianças;
  • desenhos;
  • jogos.
Habilidades trabalhadas:

EI02EF07; EI02EF08; EI02EF03; EI02EF04; EI02EF05; EI02EO02;

Professor(a) responsável:

Suellen da Costa Simões.

Escola:

CEINF Paulo Siufi, Campo Grande (MS).

O que é:

Projeto de incentivo à leitura e valorização da cultura sul-mato-grossense, contextualizando experiências próximas da realidade das crianças de três anos, tornando mais prazerosos e significativos os momentos de interação e ampliando seus conhecimentos sobre os assuntos abordados.

Como fazer:

Fizemos um levantamento de autores que poderiam colaborar com o projeto. Nossa visão era de que deveria ser algo que, realmente, despertasse o interesse da turma. Encontramos nas obras da escritora Mara Calvis uma leitura prazerosa, que atendia à faixa etária e apresentava conhecimentos sobre a nossa terra, de forma lúdica e envolvente.

Desenvolvemos, então, um projeto de investigação e de leitura de histórias para que crianças pequenas conhecessem a forma de viver, pensar e agir e o universo de valores, costumes e comportamentos de outras culturas, a fim de estabelecer relações com seu grupo social.

O projeto “Dê asas à sua imaginação: Mara Calvis” criou momentos de incentivo à leitura pela valorização dos escritores do Mato Grosso do Sul e também pelo estímulo à linguagem oral das crianc¸as, num trabalho de construção do hábito de ouvir e de sentir prazer nas rodas de leitura. Também orientamos as crianças em relação ao cuidado que deveriam ter ao manusear os livros.

Realizamos ainda rodas de leitura para conhecer as obras da autora, confeccionamos jogos sobre os temas, criamos dramatizações, incentivamos as crianças a registrarem a experiência em desenhos, pinturas e colagens e promovemos seu contato com paisagens do Mato Grosso do Sul, por meio de passeios.

O ponto alto do projeto foi a realização da "Mostra Cultural", momento em que todas as turmas divulgaram suas produções para familiares e a comunidade. A avaliação do desempenho foi individual, por meio da observação e da elaboração de relatórios pelo professor. 

Outras ideias para colocar em prática

Para o desenvolvimento de um projeto similar, é importante que sejam feitas referências às características da cultura local, relacionando-as às experiências de vida das crianças.

Se a ideia é fazer, por exemplo, que as crianças pesquisem e explorem características da paisagem e dos modos de viver dos povos do Mato Grosso do Sul, uma forma de iniciar a investigação é convidar à escola pais e avós, para contarem suas histórias de vida na região.

Esses encontros podem ser registrados em textos produzidos pelas próprias crianças e ditados à professora, visando à criação de um portfólio ou de um caderno de pesquisa.

Pode ser interessante solicitar às famílias que emprestem objetos, instrumentos musicais, CDs, fotografias das paisagens e dos animais e outros tipos de referências da cultura sul-mato-grossense.

Pode-se pensar, ainda, na criação de um cenário para que as crianças brinquem com objetos, roupas, imagens e outros elementos da cultura local, ampliando as fontes de pesquisa e exploração.

Inspiradas nos materiais coletados e no painel da sala, as crianças também terão elementos para construir novos materiais e acessórios para suas brincadeiras de faz-de-conta relacionadas à temática do projeto.