"Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Finais, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas. Tendo em vista essa maior especialização, é importante, nos vários componentes curriculares, retomar e ressignificar as aprendizagens do Ensino Fundamental – Anos Iniciais no contexto das diferentes áreas, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes. Nesse sentido, também é importante fortalecer a autonomia desses adolescentes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação." (BNCC, 2018, p. 60)

Podcast

Ouça o podcast sobre os Anos Finais do Ensino Fundamental.


Entrevista.com: projeto de significados e valorização do seu mundo

Área(s): Linguagens.

Esta prática teve como objetivo fazer com que os alunos conhecessem e reconhecessem o gênero textual entrevista, explorando sua constituição e funcionamento, bem como analisar implicações de sentido decorrentes de sua superestrutura. Além disso, divulgar e disseminar a valorização da cultura amazonense, entrevistando personagens que expresassem diferentes manifestações desse repertório.

Componente(s):

Língua Portuguesa

Quando:

Em qualquer época do ano letivo.

Materiais:
  • computadores e software para gravação de áudio;
  • microfones e mesa de som;
  • cartolinas;
  • papéis coloridos.
Habilidades trabalhadas:

EF69LP03 EF69LP06 EF69LP07 EF69LP08 EF69LP10 EF69LP11 EF69LP12 EF69LP13 EF69LP14 EF69LP15 EF69LP19 EF67LP02 EF67LP07 EF67LP14 EF89LP01 EF89LP02 EF89LP05 EF89LP06 EF89LP12 EF89LP13 EF89LP15.

Professor(a) responsável:

Sammya Juddis.

Escola:

EMEF Aristophanes Bezerra de Castro, Manaus (AM).

O que é:

O projeto surgiu em razão da Semana de Literatura Amazonense, atividade que já faz parte do calendário da Secretaria Municipal de Educação. Foi elaborado em 2017 para atrair e envolver alunos de diversas turmas.

O projeto consistiu em preparar as turmas para receberem e entrevistarem convidados que nos ajudariam a entender e valorizar a cultura amazonense. Por meio do estudo do gênero literário da entrevista, buscamos realizar um grande evento na escola, trazendo artistas para que fossem entrevistados pelos alunos.

Os encontros com os convidados tiveram também o suporte de um técnico, que gravou todo o evento, transformando as atividades em programas de rádio no formato podcast (conteúdo para ser ouvido e reproduzido em momento distinto do de sua captura).

Dicas

Leia um Tutorial para criação de Podcast.

Na primeira edição, em 2017, convidamos a escritora amazonense Ana Maria Peixoto e o cantor MC Kevinho. Já em 2018, o convidado foi Rafael Lacerda, compositor de toadas do Boi-Bumbá Garantido.

Como fazer:

O projeto teve como objetivo fazer com que os alunos tivessem conhecimento teórico de suas produções e atuações no programa “Entrevista.com”. Iniciei com aula dialogada sobre o gênero entrevista, tratando de conceito, características, suportes, conteúdo e dinâmica.

Numa roda de conversa, apresentei os suportes em que a entrevista aparece no cotidiano e também a proposta de um programa com todos os elementos trabalhados.

Organizei com os alunos uma equipe de produção para pensar quais seriam os primeiros convidados do programa. Escolhemos Ana Maria Peixoto, escritora amazonense, e MC Kevinho, cantor contemporâneo.

Pareceu estranho, no primeiro momento, a escolha do Mc, pelas letras de suas músicas. Mas era uma oportunidade de provocar a reflexão dos alunos sobre o que escutam, cantam e dançam.

Para que o programa fosse ao ar, contei com o auxílio de um professor com talento e habilidade para as mídias.

Apresentamos, então, aos alunos as estruturas dos textos dissertativos que seriam trabalhados no programa.

Os jovens conheceram as mídias e os suportes textuais de veiculação de uma entrevista: jornal, revista, televisão, ambiente digital, rádio.

Também tiveram acesso a um tutorial sobre conhecimentos básicos de computação (navegação na internet), edição, montagem dos áudios e imagens.

O grande envolvimento dos alunos e o sucesso do programa nos estimularam a fazer a segunda edição, em 2018. Refiz todo o trabalho teórico, pois haveria novos alunos.

O entrevistado escolhido foi o amazonense Rafael Lacerda, compositor de toadas do Boi-Bumbá Garantido, cujas letras trazem temáticas como exaltação à Amazônia, preservação, lendas e costumes do nosso povo.

Instruí a pesquisa bibliográfica sobre o compositor, a montagem dos slides biográficos, a seleção da toada que seria coreografada, a apresentação aos alunos, a montagem da coreografia e a seleção de dançarinos, com o auxílio de uma professora.

Coordenei os ensaios e também todas as etapas do programa, como a edição das fichas de palco, a composição das indumentárias e os figurinos.

Além do ensino das mídias, busquei talentos em artes musicais, cênicas e corporais. Foi difícil selecionar entre mais de 120 alunos, mas eu não podia ficar com todos que haviam manifestado vontade em participar da coreografia. Os escolhidos fizeram o melhor que puderam e emocionaram o convidado e todos os presentes.

Um dos pontos importantes do projeto foi o protagonismo dos alunos na escolha das temáticas e dos entrevistados. Pode-se aproveitar a oportunidade para debater e aprofundar o conhecimento sobre a cultura local e seus realizadores.

Outras ideias:

O projeto usou o estudo do rádio como meio para realização de entrevistas e a valorização da cultura local. Foi uma oportunidade interessante para estimular os jovens a conhecerem mais o rádio e a trocarem experiências sobre seu uso nas diferentes localidades. Também serviu para explorarem a relação entre as rádios comunitárias e as rádios comerciais, num estímulo ao debate sobre democratização da comunicação no país.