"A BNCC do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, ao valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil. Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos. Nesse período da vida, as crianças estão vivendo mudanças importantes em seu processo de desenvolvimento que repercutem em suas relações consigo mesmas, com os outros e com o mundo." (BNCC, 2018, p. 58)

Podcast

Ouça o podcast sobre os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.


Bom mesmo é Coxim

Área(s): Linguagens; Matemática; Ciências Humanas.

Esta prática teve com objetivo possibilitar aos estudantes, por meio da pesquisa e da investigação, conhecimento sobre a região do município de Coxim – seus aspectos ambientais e a influência do homem no meio ambiente.

Componente(s) curricular(es) envolvido(s):

Língua Portuguesa, Geografia, História e Matemática.

Quando:

Durante o ano letivo.

Materiais:
  • filmes;
  • livros;
  • fôlderes e materiais de pesquisa em geral.
Habilidades trabalhadas:

EF04MA03; EF04MA04; EF05MA24; EF15LP01; EF15LP05; EF15LP10; EF04GE01; EF04GE03; EF04GE05; EF04HI01; EF04HI05; EF05HI02

Escola: Escola Estadual Padre Nunes, Coxim (MS).
Professor(a) responsável:

Neuly Ferreira da Silva.

O que é:

Abordagem de maior amplitude sobre a diversidade ambiental existente na região, de forma que as reflexões garantissem a aprendizagem, levando em conta a preservação dos recursos naturais, vistos como patrimônio a ser legado às gerações futuras.

Como fazer:

Coxim é uma cidade turística que faz parte da "Rota das Monções". É também conhecida como "Portal do Pantanal" e "Terra do Pé de Cedro", rica em cultura e belezas naturais.

Mesmo com tantas riquezas, como o Rio Taquari, a cidade tem vivido muitos problemas ambientais desde a década de 1970.

A partir dessa informação, tive a certeza de que poderíamos deixar um legado de consciência da responsabilidade ambiental às pessoas. A temática de nosso projeto seria, portanto, o meio ambiente. As pesquisas e demais atividades possibilitariam conhecermos a cultura ribeirinha da cidade.

No início, numa roda de ideias, surgiram assuntos como meio ambiente, Coxim, Rio Taquari...

Deixei-os livres para que falassem à vontade. Chamou a atenção um dos relatos. Fiquei perplexa em saber que ainda existia como "diversão de família" caçar passarinho. Percebi também que os estudantes não tinham a noção de que Coxim é uma cidade turística e que o turismo aumenta a renda das famílias.

Começamos a realizar as ações pedagógicas em torno do projeto, com leitura e interpretação de textos, pesquisas e observação em laboratório, roda de ideias, seminário, pesquisa em links na sala de tecnologia, conversas com a população ribeirinha e pesquisa em livros, fôlderes, revistas, mapas, músicas, vídeos etc.

As atividades foram realizadas em acordo com os conteúdos e seguiram uma sequência lógica para facilitar a compreensão do conteúdo e formação da consciência de preservação ambiental.

A utilização do aquário no laboratório de pesquisa foi determinante para assegurar o interesse dos estudantes do início ao fim.

Outro ponto importante para manter o interesse foi a pesquisa. Apresentei fôlderes e revistas de turismo sobre Coxim, a "Rota das Monções" e o Pantanal, cuja paisagem deslumbrante encheu de brilho muitos olhinhos.

Um momento único na vida de cada estudante foi a culminância do projeto. Após vários dias de estudo e pesquisa, os estudantes realizaram produções de textos na forma de convite aos colegas do 3º ano, do turno vespertino, e produziram um fôlder sobre a importância do meio ambiente. Tanto o convite quando o fôlder foram ilustrados com as paisagens de Coxim.

Fizemos um evento no anfiteatro da escola, marcado pela palestra “Os peixes da bacia do Alto Taquari”, apresentada por uma bióloga.

O projeto foi delineado para que, por meio da pesquisa, os estudantes tivessem conhecimento da importância do Rio Taquari para a população de Coxim e, em especial, para a população ribeirinha.

As ações foram realizadas realizadas em acordo com os conteúdos, muitos dos quais foram aplicados em ações pedagógicas interdisciplinares. Isso se deu da seguinte forma:

Os conteúdos abordados foram os seguintes: textos narrativos e ficcionais (contos, lenda), textos publicitários (propaganda, folhetos, avisos), relato de experiências pessoais e/ou coletivas, provérbios/ditos populares e concordância verbal e nominal.

As atividades desenvolvidas incluíram as práticas de leitura e interpretação de texto, produção de textos para o livro "Cultura Ribeirinha” (receitas, lendas/ditos populares, modo de vida), produção de fôlderes e convites para seminário, pesquisas em sites na sala de tecnologia, visita ao laboratório de pesquisa e pesquisa nas salas de tecnologia e música para relatar as observações.

Abordou como conteúdos principais a importância dos rios e de sua preservação. As atividades desenvolvidas foram leitura e interpretação de textos diversos sobre hidrografia do estado e de Coxim, pesquisa na sala de tecnologia em vários sites, pesquisa em fôlderes, revistas, livros e mapas, visita ao laboratório de pesquisa e uma palestra informativa para o relato das observações.

Abordou como conteúdos a estrutura de poderes no Mato Grosso do Sul (Executivo, Legislativo e Judiciário) e o desenvolvimento econômico, social e político no estado.

As atividades desenvolvidas foram: leitura e interpretação de textos, pesquisa na sala de tecnologia em vários sites, pesquisa em fôlderes, revistas, livros, letras de hinos, mapas, visita ao laboratório de pesquisa para relatar as observações, entrevistas e produção de textos para o livro “Cultura Ribeirinha” (receitas, lendas/ditos populares, modo de vida da cultura ribeirinha), para fôlderes e para um convite.

Abordou os conteúdos:medidas de comprimento, direção e sentido, ângulos, adição, subtração, multiplicação e divisão, gráficos e tabelas. As atividades desenvolvidas foram cálculos com multiplicação e divisão, problemas com multiplicação e divisão, expressões numéricas com as quatro operações, desenho, pintura.

Todas as atividades foram desenvolvidas dentro do ambiente da escola – no pátio, na sala de aula, na sala de tecnologia, na biblioteca, no anfiteatro, na sala multiuso (laboratório) e na sala de vídeo.

Elas foram executadas de acordo com os conteúdos ministrados, proporcionando e estimulando a pesquisa para a aquisição do conhecimento e a construção da consciência ambiental.

Os estudantes medianos necessitaram de maior encorajamento para o estudo. Tinham boa frequência, apresentavam a leitura e a interpretação de texto em níveis razoáveis e se mostravam autônomos em atividades contextualizadas que envolviam cálculo. Com o projeto, avançaram um pouco mais na interpretação de texto e se tornaram mais concentrados, com maior possibilidade de êxito no desenvolvimento do raciocínio lógico. Tornaram-se também mais conscientes de suas responsabilidades perante o meio ambiente.

Apesar de não apresentarem um avanço significativo nas notas, os estudantes cujo desafio maior era a conclusão da alfabetização tiveram ganhos expressivos na escrita e na leitura.

Para que um projeto dessa natureza seja replicado, é necessário que o professor se disponha a trabalhar com metodologias diferenciadas, tenha a pesquisa como foco, leve em conta a necessidade dos estudantes por metodologias dinâmicas, aplicando-as no dia a dia da sala de aula e, especialmente, respeite a individualidade em todos os momentos, tanto no ensino-aprendizagem quanto na hora da avaliação.

Dica!

Uma proposta pode ser a produção de um vídeo a partir de depoimentos de moradores da região, preferencialmente idosos, no qual narrem as mudanças ocorridas em Coxim desde a infância, constituindo uma narrativa sobre o processo de mudança da região.

Essa abordagem, além de documentar e valorizar a memória de idosos, também promove a interação das crianças com moradores.