"A dinâmica social contemporânea nacional e internacional, marcada especialmente pelas rápidas transformações decorrentes do desenvolvimento tecnológico, impõe desafios ao Ensino Médio. Para atender às necessidades de formação geral, indispensáveis ao exercício da cidadania e à inserção no mundo do trabalho, e responder à diversidade de expectativas dos jovens quanto à sua formação, a escola que acolhe as juventudes tem de estar comprometida com a educação integral dos estudantes e com a construção de seu projeto de vida." (BNCC, 2018, p. 464)

Podcast

Ouça o podcast sobre o Ensino Médio.


Cultura Afro-Brasileira – Brasil de todas as cores

Competência 3 | Competência 5
Área(s): Linguagens; Ciências Humanas e Sociais.

Esta prática pretendeu evidenciar como somos um modelo singular por termos incorporado características pertencentes aos colonizadores e tratar de temas relativos à cultura afro-brasileira e ao racismo.

Quando: De agosto a 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.
Materiais:
  • textos;
  • livros;
  • filmes.
Competências específicas:

LGG – Competência 3; Competência 5
CHS – Competência 5

Habilidades trabalhadas: EM13LGG102; EM13LGG103; EM13LGG104; EM13LGG302; EM13LGG403; EM13LP01; EM13LP02; EM13LP03; EM13CHS502;
Escola: Colégio Estadual Joaquim de Sena e Silva, Combinado (TO).
Professor(a) responsável: Theizy Natacia Cardoso Sales.

O que é:

Processo de trabalho com atividades variadas sobre o tema racismo.

Como fazer:

O projeto passou por diversas etapas. De cara, houve uma fase de "aquecimento" dos alunos antes da definição do tema central.

Essa etapa incluiu:

  • questionamentos sobre o assunto para capturar o conhecimento prévio dos estudantes;
  • exibição de vídeo sobre a importância dos negros para a sociedade atual e a de alguns anos atrás;
  • leitura de texto com os conceitos de raça, cor e etnia;
  • exame da lei que pune atos de discriminação racial;
  • análise do filme "Mandela – Luta pela Liberdade";
  • apresentação de textos e de músicas em inglês produzidos por negros.

Como método, procurei gerar nos alunos questionamentos sobre os motivos da existência do racismo e sua relação com a violência.

Foram organizados grupos para representação das heranças culturais, como moda, gastronomia, literatura e dança.

A interação com as outras turmas aconteceu no Dia da Consciência Negra, quando foi realizado um debate sobre o assunto.

Percebi, ao longo dos três anos, mudanças graduais na linguagem e na visão dos alunos.

Um dos instrumentos de evolução do projeto foi falar sobre a nossa cultura. Apresentar ao público quem realmente somos, a gastronomia, a música, a dança e a moda afro-brasileira foi, sem dúvida, o aspecto mais proveitoso que encontrei para mudar os discursos racistas e fazer com que os alunos tomassem conhecimento de sua origem, e principalmente, reconhecessem o quão difícil foi cada conquista obtida nessa história.

Saiba mais

É necessário que o trabalho seja efetuado de forma interdisciplinar, para que disciplinas como Sociologia, História e Geografia ajudem os alunos a entenderem ainda mais a história do país e suas heranças culturais e outros aspectos.

O objetivo tem de ser diminuir ainda mais o racismo no ambiente escolar e ampliar o conhecimento sobre dos jovens sobre suas raízes culturais.

Algo que pode ser usado como reforço é a reafirmação desses conceitos no ambiente familiar.

A Lei nº 10.639, de 2003 incluiu a história e a cultura afro-brasileira e indígena na educação básica. Apesar disso, muitas escolas nada fazem para mudar o currículo e deixá-lo mais plural, dinâmico e menos preconceituoso.

Observar os tipos sociais, culturais e as disseminações de ideias comentadas nas rodas de conversa dos nossos alunos fez com que o professor reconhecesse suas necessidades de ampliação do conhecimento.

Em experiências similares, podem ser realizadas pesquisas e um levantamento dos dados para que o professor saiba se há manifestações de preconceito racial na escola.


Busque no Caderno de Práticas
Práticas Relacionadas
Competência 1 | Competência 5 | Competência 6
Competência 1 | Competência 4 | Competência 5 | Competência 6
Competência 1 | Competência 3 | Competência 5 | Competência 6
Competência 3 | Competência 5 | Competência 6 | Competência 7