O lugar do lúdico na Educação Infantil

Vamos refletir um pouco acerca da Educação Infantil e da infância?

Ora, se a Educação Básica começa na Educação Infantil, se a criança frequenta esse espaço, por direito desde bebê – na creche – e obrigatoriamente a partir dos quatro anos – na pré-escola –, e se a infância nos remete a brinquedos, brincadeiras, barulho, alegria, encantamento, imaginação, fantasia, liberdade, magia, entre outras meninices, por que temos dificuldade de transformar a instituição de Educação Infantil em um lugar lúdico de fato?

Uma das respostas poderia ser: porque a escola é, tradicionalmente, o lugar para promover o pensamento, a cognição, a reflexão, portanto, um lugar que requer disciplina, organização e silêncio. Nessa concepção de escola, só cabe a cabeça, o corpo, não. O corpo ocuparia outro lugar, estaria no âmbito privado, e, sendo assim, brincar, correr e movimentar-se seriam atividades que a família deveria proporcionar para a criança.

Se o argumento for esse, o nosso contra-argumento poderá ser: a escola se desenvolveu com tal rigor, porque ela não foi idealizada para receber crianças. As crianças foram paulatinamente ocupando esse espaço, sendo que as bem pequenas, só muito recentemente.

No entanto, hoje as crianças de todas as classes sociais frequentam desde muito pequenas a escola, uma boa parte em período integral. E se considerarmos que as famílias estão menores, que os quintais também foram reduzidos, e que as ruas e praças tornaram-se lugares hostis para as crianças, qual é então o lugar privilegiado para que a criança possa se socializar, interagir e brincar?

Estudos recentes revelam ser os primeiros anos os mais preciosos, pois é na primeiríssima infância que:

  • se formam, com mais celeridade e consistência, as sinapses cerebrais que definem as capacidades, as habilidades e o potencial intelectual e social da pessoa;
  •  as crianças, por meio das brincadeiras, reelaboram situações, enfrentam desafios, resolvem conflitos, desenvolvem o raciocínio e a criatividade, levantam hipóteses etc.

Portanto, faz-se necessário que os espaços sejam urgentemente ressignificados, a fim de garantir que as crianças possam brincar, investigar, correr, pesquisar, pois quanto mais lúdico, cuidadoso, acolhedor, propositivo e desafiador for o ambiente educacional maior será o desenvolvimento da criança.

Para tanto, não é preciso inventar a roda, basta se apoiar nos documentos oficiais, como a Síntese das Diretrizes Curriculares da Educação Básica (CNE), as quais enfatizam que os eixos norteadores das práticas pedagógicas devem ser as interações e as brincadeiras, garantindo às crianças as mais diversas experiências, envolvendo as múltiplas linguagens; e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento, os quais devem ser assegurados a todas as crianças, a saber:

Conviver

Brincar

Participar

Explorar

Expressar

Conhecer-se

Diante do exposto, a aposta é que a ludicidade deve ser o ponto de partida dos currículos da Educação Infantil.

Saiba mais sobre o tema no vídeo a seguir


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