"A BNCC do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, ao valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil. Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos. Nesse período da vida, as crianças estão vivendo mudanças importantes em seu processo de desenvolvimento que repercutem em suas relações consigo mesmas, com os outros e com o mundo." (BNCC, 2018, p. 58)

Podcast

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Projeto livros: diferentes obras em diferentes espaços, encantando e desenvolvendo potencialidades

Área(s): Linguagens.

O objetivo desta prática foi o de aproximar os alunos das práticas de leitura, utilizando diversos livros em diversos tempos e espaços, tendo a escola e seus ambientes como referências para essas práticas.

Componente(s) curricular(es) envolvido(s):

Língua Portuguesa.

Quando:

Em qualquer momento do ano, considerando que a prática descrita teve duração de um semestre letivo (de fevereiro a junho).

Materiais:

Para o projeto de leitura “Aconchego”: 

  • 28 livros de histórias infantis; 
  • 28 cadernos de registro de leitura; 
  • 28 sacolinhas de TNT para que os alunos levassem o livro e o caderno de registro.

Para a montagem da árvore da leitura: 

  • 10 metros de elástico; 
  • 10 livros de capa dura e páginas de papelão; 
  • um tapete de quatro metros de TNT. 

Para o piquenique literário: 

  • seis livros de pano em forma de animais; 
  • quatro livros em 3-D; 
  • 50 livros de diversos gêneros (histórias clássicas, contos, fábulas, histórias de tradição oral etc.); 
  • lençóis;
  • ursos de pelúcia;
  • faixa descritiva do evento;
  • toalha de mesa;
  • balões decorativos;
  • lanche.

Para o varal de leitura: 

  • 20 livros de histórias infantis; 
  • cinco metros de elástico; 
  • um tapete de TNT de quatro metros.

Para a sala de aula: 

  • 28 livros de histórias contemporâneas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
Habilidades trabalhadas:

EF15LP01; EF15LP02; EF15LP03; EF15LP04; EF15LP14; EF15LP15; EF15LP16; EF15LP17; EF15LP18; EF15LP19; EF12LP01; EF12LP02;

Professor(a) responsável:

Marcia Cristina da Costa Silva.

Escola:

EM Padre Thomaz Ghirardelli, Campo Grande (MS).

O que é:

A prática apresentada surgiu da necessidade de proporcionar aos alunos acesso aos livros de histórias e despertar neles o interesse por ler, levando-os a se desenvolverem com mais facilidade no processo de aquisição da leitura e, consequentemente, da escrita.

A problemática identificada foi a falta de contato dos alunos com livros de histórias no ambiente familiar, bem como a falta de interesse pela leitura prazerosa.

Para escolher o tema, levei em consideração a avaliação diagnóstica realizada no início do ano letivo de 2018, que me revelou os seguintes dados:

Leitura de palavras:

  • 46% liam palavras simples com consoante/vogal.
  • 43% liam parcialmente.
  • 11% não liam.

Leitura de frases:

  • 0% lia frases.
  • 46% liam parcialmente.
  • 54% não liam.

Leitura de frases ou textos com compreensão:

  • 3% lia.
  • 29% liam parcialmente.
  • 68% não liam.

Além desses dados obtidos, também considerei o fato de que os alunos não tinham contato algum com livros de histórias em casa. Essa informação foi obtida numa pesquisa direta, que trouxe o seguinte resultado:

  • 83% dos entrevistados não tinham contato com livros de histórias em casa.
  • 17% dos entrevistados tinham algum acesso a livros de histórias, mas não tinham o hábito de ler.

Dentro do tema escolhido, foi necessário fazer alguns recortes para a definição do conteúdo.

Dessa forma, utilizei os itens 2 e 3 descritos nas Competências Específicas de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular.

Sendo assim, diversas oportunidades de aprendizagens foram proporcionadas, como maior desenvolvimento no processo de aquisição de leitura e escrita, socialização e interação com os colegas, momentos prazerosos de leitura em família, ampliação do vocabulário, construção do pensamento crítico e criativo e conhecimento de novos significados – que ajudaram muito na solução de problemas emergentes do cotidiano.

A meta de aprendizagem geral foi que os alunos tivessem acesso a diferentes gêneros textuais, em diferentes espaços, para que se envolvessem em práticas de leitura, alcançando, assim, dimensões lúdicas e afetivas.

Tínhamos também a expectativa de que tais experiências ajudassem os alunos a agirem como cidadãos críticos e ativos em sua comunidade, aplicando seus conhecimentos em seu meio social.

Por sua vez, as metas específicas foram:

  • Ter maior contato com livros, em diferentes espaços e contextos.
  • Aprender a ler, sendo os alunos motivados pela própria curiosidade e pelos desafios propostos.
  • Interagir e socializar com os colegas.
  • Adquirir senso de responsabilidade.
  • Exercer a oralidade de forma organizada e elaborada.
  • Escrever dados relativos ao texto lido.

Como fazer:

  • Etapa 1

    Apresentação do projeto de leitura “Aconchego” para os alunos e as respectivas famílias.

  • Etapa 2

    Apresentação do cronograma de atividades de leitura em diferentes espaços.

  • Etapa 3

    Conversa com a turma com preleção da coordenadora pedagógica.

  • Etapa 4

    Início das atividades.

A execução dos trabalhos foi organizada com base nas seguintes vertentes:

  • Vertente 1: cantinho da leitura na sala de aula

Foi organizado um espaço no fundo da sala no qual os alunos podiam escolher um livro da caixa de livros da sala, para lê-lo e socializar com os colegas, geralmente no último tempo de aula, não no intuito de minimizar a importância da leitura, mas tendo esse tempo como uma prazerosa recompensa por todo o esforço empreendido em aulas anteriores. 
Este espaço foi utilizado todos os dias e contou com um acervo de 28 livros emprestados da biblioteca da escola.

  • Vertente 2:  "Árvore da Leitura"

Foi organizada em uma das árvores localizadas no pátio do recreio. A árvore de leitura continha dez livros (com capa e páginas duras) pendurados por elásticos e presos aos galhos, para que os alunos fizessem a leitura. 
Também foi disponibilizado um tapete (com alguns livros sobre ele) para que a turma lesse de maneira prazerosa. Os alunos do 1º e 2º anos tiveram acesso ao espaço durante o período do recreio. Após a atividade, o material era guardado na sala de aula. 

  • Vertente 3: "Varal da Leitura"

Foi organizado, no espaço do recreio, um varal armado com elástico. Nele, foram pendurados 20 livros de histórias infantis. O espaço foi forrado com um tapete para uma leitura tranquila das crianças. 
Todos os alunos do 1º e 2º anos participaram do varal de leitura no período de recreio. Após a atividade, o material era guardado na sala de aula. 

  • Vertente 4: Projeto de Leitura “Aconchego”

Foi desenvolvido um projeto de leitura por meio do qual os alunos levavam, toda semana, um livro de história para ler com a família. Levavam para casa também uma ficha de leitura para preenchimento. 

Enviado numa sacolinha, o material deveria ser devolvido na semana seguinte, quando aconteceria a troca do livro. 

A cada semana, era enviado um livro diferente. Para este projeto, foram destinados 28 livros, sendo dez do acervo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e 18 do meu acervo pessoal. Toda semana, na aula de oralidade, os alunos relatavam como havia sido a experiência de leitura e contavam a história lida.

  • Vertente 4 – "Visitas à Biblioteca"

Foram agendadas visitas dos alunos à biblioteca para que lessem e interagissem com obras diferentes. Antes da leitura, os alunos recebiam orientações da professora daquele espaço sobre cuidados com os livros e sua importância no desenvolvimento integral.

  • Vertente 5 – "Piquenique Literário"

Este foi um evento sugerido pela Coordenadora Pedagógica, por meio do qual os alunos tiveram acesso a diversas obras da literatura infantil. Foram utilizados quatro livros em 3-D, seis livros de pano em forma de animais e 50 livros de diversos gêneros (histórias clássicas, contos, fábulas, histórias de tradição oral etc.). 

Os alunos escolheram as obras que seriam exploradas e puderam ler os livros dos colegas, dividindo emoções e alegrias.

Depois das leituras, estruturei o material que seria usado no decorrer dos trabalhos e compartilhei com os alunos. Sendo assim, fiz a apresentação dos livros de histórias que comporiam uma das vertentes de trabalho – o projeto de leitura “Aconchego”.

Saiba mais

Após as avaliações diagnósticas, busquei algumas obras estudadas anteriormente e fiz a leitura de capítulos específicos para direcionamento das minhas ações. Os principais livros foram:

  • A ludicidade na educação
  • Metodologia do ensino de Língua Portuguesa
  • Estratégias de leitura