Sustentabilidade x Educação, preservar é nossa missão!
O objetivo desta prática foi o de conscientizar os alunos de que a sustentabilidade ambiental e social é condição de subsistência humana urgente, que deve reestruturar e restabelecer novos hábitos em nossa cultura diante das contaminações da água e do solo pelo lixo, tornando-nos responsáveis pela preservação de nossos ecossistemas.
Quando: Sem período específico.
Materiais:
- recursos para saídas (ônibus);
- sementes;
- computadores com acesso à internet;
- projetor.
Habilidades trabalhadas: EF05CI05; EF05CI04; EF05CI02.
Professor(a) responsável: Jessica Muniz Braga.
O que é:
Na intencionalidade de expandir o senso ético de responsabilidade quanto ao consumo sustentável dos recursos naturais (especialmente a água), o projeto buscou colaborar para a diminuição de impactos ambientais no entorno da escola e na comunidade, contextos abordados por alunos moradores dos morros e proximidades.
Falar sobre sustentabilidade nos faz refletir sobre os modismos midiáticos que desconsideram os princípios e as demandas ambientais.
Contudo, as abordagens sazonais de órgãos específicos ficam aquém das circunstâncias e das resoluções cabíveis para sanar os problemas ambientais.
Dessa forma, o projeto teve por intuito o resgate e a ampliação de bons hábitos visando ao estabelecimento de um novo paradigma social de consciência ambiental.
Neste caso, os protagonistas foram os alunos, que foram estimulados a difundir e a multiplicar boas práticas para a sustentabilidade – na escola, na família, na praia, pelas calçadas.
No primeiro momento, foi feita uma apresentação para os alunos sobre as principais temáticas correspondentes à sustentabilidade e à preservação ambiental, maiores incidências de contaminação/degradação ambiental relacionadas à água e ao solo no entorno escolar, medidas de reparação e historicidade (patrimônio histórico ambiental de nossa região).
Depois, falamos de políticas públicas e legislação. Abordarmos também o descarte correto do lixo doméstico/público e medidas para prevenção e destinação dos resíduos produzidos no município.
No que diz respeito à tecnologia cooperativa, a professora usou uma página de rede social para expandir as práticas pedagógicas e alcançar mais pessoas.
Como fazer:
As atividades abrangeram estudos, pesquisas, ações práticas e saídas técnicas para estudo do meio, bem como integração e socialização dos trabalhos com toda a comunidade escolar.
Pautando-nos sempre pela autonomia, buscamos potencializar as habilidades dos alunos, por meio de entrevistas com pautas elaboradas por eles com os parceiros e atores escolares envolvidos no projeto.
Ao longo das etapas, o processo de aprendizagem evoluiu com a participação de parceiros externos, que agregaram reflexões sobre o projeto e colaboraram propiciando vivências práticas.
Tivemos palestra na Secretaria Municipal de Educação, promovida pela parceira Santista Ambiental (empresa que gerencia resíduos sólidos) e recebemos a ONG Ecophalt, que promoveu a intervenção plantio de mudas X lixeira ecológica.
Esta ação possibilitou aos alunos do 5º ano A exercitarem seu protagonismo, com a turminha do 1° ano B para participação na oficina de plantio. Os mais velhos foram os mediadores, compartilhando as atividades com os menores.
Além disso, construímos um mapa da cidade de Santos, afixando-o no corredor da escola. Na biblioteca, foram organizadas sessões de leitura e de vídeos temáticos para rodas de conversa e reflexões das aprendizagens.
Também visitamos o Palácio Saturnino de Brito, que guarda as memórias da construção do sistema de canais (saneamento básico) do município.
Em cada etapa do projeto, revelou-se o engajamento dos envolvidos, que ainda criaram vídeos para socializar na escola e atrair parcerias internas para a reciclagem de materiais, como caixas de leite da merenda, usadas na produção de objetos de decoração e brinquedos.
Uma iniciativa que deu orgulho a todos foi o "Jornal da Sustentabilidade", que, mesmo após o fim do projeto, seguiu sendo publicado semanalmente, com informações oriundas da Secretaria do Meio Ambiente e da imprensa, e com os devidos créditos.
Em junho de 2018, tivemos uma ação civil, na qual o Grêmio mirim estudantil acompanhou os alunos do 5° ano A em audiência pública municipal na Câmara Municipal.