"Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Finais, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas. Tendo em vista essa maior especialização, é importante, nos vários componentes curriculares, retomar e ressignificar as aprendizagens do Ensino Fundamental – Anos Iniciais no contexto das diferentes áreas, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes. Nesse sentido, também é importante fortalecer a autonomia desses adolescentes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação." (BNCC, 2018, p. 60)

Podcast

Ouça o podcast sobre os Anos Finais do Ensino Fundamental.

O conhecimento tem poder de mudar vidas

Área(s): Ciências Humanas.

Entender a evolução da escrita e dos meios de transporte e suas consequências meio ambiente, e refletir sobre como podemos melhorar a qualidade de vida a partir de uma cidade sustentável.

Componente(s) curricular(es) envolvido(s):
Geografia

Quando:
No decorrer do ano letivo.

Materiais:
  • livros;
  • materiais para pesquisa em geral;
  • sucatas de diferentes origens.
Habilidades trabalhadas:
EF07GE06; EF07GE07; EF08GE015.
Professor(a) responsável:
Marcio Ferreira Lopes.

Escola:
EM Ernesto Solon Borges, Camapuã (MS).

O que é:

O projeto “O conhecimento tem poder de mudar vidas” teve como tema central a importância e as consequências da escrita e do transporte no mundo globalizado. Seu objetivo foi promover a aprendizagem de forma autônoma, mostrando aos alunos que eles eram capazes de produzir conhecimentos.

Como fazer:

Os temas a seguir fizeram parte do referencial curricular. A intenção foi produzir conhecimentos e integrá-los em práticas de pesquisa. Cada turma pesquisou e trabalhou um tema. A distribuição por assuntos foi a seguinte:

Os alunos do 6º ano pesquisaram diversos tipos de escrita e desenhos rupestres e constataram que a história da humanidade pode ser dividida em duas eras: antes da escrita e a partir da escrita.

Após as pesquisas e os estudos realizados em sala de aula e na sala de tecnologia, o trabalho teve sequência utilizando outras fontes, como as entrevistas com pessoas do convívio dos alunos.

Expliquei que era necessário fazer uma pesquisa com pessoas de diferentes faixas etárias para que as respostas fossem comparadas. O objetivo era coletar variados pontos de vista.

Como resultado, confeccionaram pergaminhos em casa, fazendo desenhos rupestres e escrevendo frases e ditados populares escolhidos pela família. Foram utilizados materiais diversos, como pedras.

As turmas ficaram responsáveis por pesquisar diversos tipos de transporte. Esse trabalho, realizado na sala de tecnologia, foi precedido de uma aula expositiva e dialogada sobre a evolução dos meios de transporte. Cada aluno escolheu um tipo de transporte para trabalhar.

Dentre os tipos pesquisados, destacaram-se os seguintes: os não poluentes, motocicletas, carros antigos, carros de Fórmula 1, máquinas agrícolas, veículos de segurança, transportes aéreos, veículos de guerra, transporte hidroviário, carruagem, carro de boi, carroças, meio de transporte animal, transporte ferroviário.

Em casa, com a ajuda da família, os alunos desenvolveram peças do tipo de transporte previamente escolhido utilizando sucatas, madeira, ferro, papel e outros recursos.

Após a aula sobre o projeto, abordei a importância da escrita e dos meios de transporte. Ressaltei também os prejuízos causados por eles ao meio ambiente, destacando, porém, que o ser humano tem buscado soluções para minimizar os impactos.

Como resultado dessa conversa, o 9º ano ficou responsável por criar a maquete de uma cidade sustentável.

Avaliação:

A avaliação desse projeto é complexa, pois quando se pretende trabalhar de forma transdisciplinar, deve-se verificar se foram alcançados os objetivos propostos e quais tópicos necessitam de uma observação mais detalhada. Surgem, naturalmente, questões como as seguintes:

  • Dentro da limitação familiar, o aluno fez o melhor possível?
  • Alcançou a sua família com as informações sobre o projeto?
  • Os objetivos foram alcançados? Se não, onde está o erro?
  • O trabalho poderia ter sido diferente ou fizemos o melhor dentro de nossas possibilidades?
  • Houve interação entre colegas e professores?
  • O projeto ajudou em outras disciplinas, fazendo com que o interesse dos estudantes melhorasse?

Cada aluno comentou sua participação no projeto e atribuiu a si mesmo uma nota final. Essa avaliação serviu também para uma reflexão sobre o envolvimento na atividade e para que, nos trabalhos seguintes, os estudantes tivessem um desempenho melhor.

Outras ideias:

Ao desenvolver esta prática, é possível produzir uma revista com textos e desenhos criados pelos alunos dos diversos anos e toda ela organizada a partir do critério de evolução tecnológica.