"A BNCC do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, ao valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil. Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos. Nesse período da vida, as crianças estão vivendo mudanças importantes em seu processo de desenvolvimento que repercutem em suas relações consigo mesmas, com os outros e com o mundo." (BNCC, 2018, p. 58)

Podcast

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Filme na sala de aula: aprendizado para a vida

Área(s): Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza.

O objetivo desta prática foi promover a reflexão e a leitura crítica da mensagem de um filme, apontando as características expostas e envolvendo todos os eixos pertencentes ao tema abordado. Além disso, estimular nos alunos, por meio da apresentação de filmes, a observação, a capacidade de julgamento, a sensibilidade e a experiência estética.

Componente(s):

Língua Portuguesa, Matemática e Ciências.

Quando:

O projeto teve duração de dois meses, com a exibição semanal de cinco filmes em sala de aula.

Materiais:
  • DataShow;
  • caixa de som;
  • notebook.

  • Habilidades trabalhadas: EF15LP18; EF35LP24; EF05CI04; EF05CI05; EF01MA06; EF01MA08; EF01MA16; EF02MA05; EF02MA06; EF02MA20.
    Escola: EEEF Conego Manoel Otaviano, Olho D’água (PB).
    Professor(a) responsável: Maria Lucia Oliveira.

    O que é:

    Os alunos hoje procuram formas mais interessantes de aprendizado. Pensando num jeito de apresentar os temas transversais necessários ao aprendizado e à convivência dos alunos do 4° ano do Ensino Fundamental, tive a ideia de trabalhar com recursos audiovisuais.

    Conversar sobre temas como meio ambiente e bullying já era uma constante nas aulas, mas percebi a necessidade de introduzir uma ferramenta que trabalhasse esses ensinamentos de forma lúdica, para que os alunos refletissem a partir de mensagens transmitidas de outras maneiras.

    Procurando uma atividade ao mesmo tempo prazerosa e que servisse como uma lição de vida, escolhi o trabalho com filmes.

    Uma das características do cinema como linguagem é expressar ideias, opiniões e sensações, trazendo possibilidades de reflexão e aprendizado.

    Diante dessa riqueza de oferta, torna-se necessário inserir, desde cedo, os alunos nesse meio, para que possam conhecer novas histórias, identificar-se com personagens e absorver a visão dos filmes – uma oportunidade para que trabalhasse também os conceitos básicos de uma relação de comunicação.

    Assim, o projeto “Filme na sala de aula: aprendizado para a vida” utilizou o cinema como recurso didático para a inserção dos temas transversais na sala de aula. Além disso, buscou ampliar o espaço de lazer e de enriquecimento cultural dos alunos na escola, incentivando a formação crítica e apreciativa.

    Após a exibição, foram realizadas atividades sobre os temas presentes nos filmes – meio ambiente, sustentabilidade, bullying, emoções, ética e cidadania, entre outros.

    Desse processo, participaram também as disciplinas de Matemática e Português. A Matemática esteve presente na análise de alguns filmes; e Português, na produção textual das reflexões feitas pelos grupos.

    Durante o planejamento e o desenvolvimento do projeto, tracei como metas proporcionar aos alunos acesso aos recursos audiovisuais, de maneira a possibilitar o desenvolvimento de um cidadão crítico e consciente.

    Os filmes foram a fonte de cultura e aprendizado, despertando na turma o gosto pela “sétima arte”.

    Desenvolvi ainda outros meios de interação, socialização e construção do conhecimento. Também trabalhei com fatores sociais que interferem na dinâmica das relações pessoais, inserindo o aprendizado de Matemática e de Português no cotidiano das crianças, a fim de prepará-las paras as avaliações escolares.

    Como fazer:

    O primeiro momento envolveu a definição do tema e dos métodos de execução do projeto, a escolha dos filmes e das atividades que seriam trabalhados, levando sempre em conta a necessidade de desenvolvimento em Português e Matemática. O trabalho foi feito de forma minuciosa pelos professores dessas disciplinas, que procuraram encontrar filmes que tivessem mensagens importantes para a vida escolar e pessoal dos alunos.

    Depois de tudo definido, a ação seguinte foi apresentar aos alunos a forma de execução do projeto. Em sala de aula, falei sobre a importância do tema. Logo em seguida, contei à turma sobre o surgimento do cinema, seu funcionamento e como os filmes chegam até nós.

    Depois, abri espaço para que os alunos falassem sobre sua convivência com filmes: com qual frequência os assistiam e se já tinham algum gênero preferido. Após essa conversa, expus os cinco filmes que seriam trabalhados no projeto, explicando que assistiríamos a um por semana.

    O primeiro foi A Fantástica Fábrica de Chocolates, que trata de um concurso mundial para escolher quem visitaria uma fábrica de chocolates fechada ao mundo havia 15 anos. Cinco crianças que acharam no chocolate o bilhete dourado foram conhecer a fábrica.

    Após a exibição, na roda de conversa, os alunos disseram o que tinham achado do filme e qual era sua mensagem.

    As crianças também responderam um questionário de interpretação textual sobre o filme. Durante a semana, nas aulas de Matemática, foram trabalhados problemas que envolviam os personagens. Houve até a simulação de uma barraca de doces, na qual os alunos trabalharam com dinheiro e troco.

    O segundo filme foi Wall-E (por ser semana do Dia da Árvore). A animação se passa no ano 2700, época em que o nosso planeta estava praticamente desabitado, por causa do excesso de lixo. O robô Wall-E trabalha para compactar e organizar o entulho.

    Os alunos se divertiram com o robozinho Wall-E e entenderam a mensagem do filme.

    Após a exibição, fizemos uma reflexão sobre a obra, seguida de uma dramatização que incluiu como temas a reciclagem e a importância da tecnologia, do desenvolvimento sustentável e da redução do consumismo. Os alunos se divertiram com o robozinho Wall-E e entenderam a mensagem do filme.

    A terceira obra foi Ponyo: uma amizade que veio do mar, que conta a história de Sosuke, um garoto de cinco anos morador de um penhasco com vista para o "Mar Interior". Um dia, ao brincar na praia, ele encontra Ponyo, um peixinho dourado cuja cabeça está presa num pote de geleia que havia sido lançado ao mar.

    As aventuras desses dois amigos despertaram a preocupação com o equilíbrio ambiental, o cuidado com os animais aquáticos, as consequências de se jogar lixo nos mares, o desastre ambiental, o convívio e a cooperação em sociedade e o respeito aos idosos.

    Fizemos a exploração do conteúdo por meio do texto "Vida Marinha e suas Características", que mostrou aos alunos as espécies que vivem no mar e os riscos que elas correm por causa do lixo jogado em suas águas.

    Em seguida, fizemos um debate sobre o filme. Criamos desenhos para fixar os valores sociais.

    O quarto filme foi Ponte para Terabítia. Ele narra a história de dois jovens vítimas de bullying na escola que encontram um esconderijo para ficarem livres das perseguições dos colegas.

    Além do debate sobre o tema do filme (o respeito pelo outro), criamos a dinâmica "Feitiço virou contra o Feiticeiro”, em que cada aluno escolhia uma ação para o colega do lado. Ao final, o aluno autor da ideia passava a executar a mesma ação. A mensagem da brincadeira: não podemos desejar ao próximo o que não queremos para nós mesmos. Como atividade final, foi respondido um questionário sobre o filme.

    A derradeira exibição foi a de Divertida Mente. A obra conta a história de Riley, uma garota de 11 anos que enfrenta mudanças importantes em sua vida quando os pais decidem mudar a família para São Francisco.

    No cérebro de Riley, convivem (na forma de personagens) várias emoções: a "Alegria", a "Tristeza", o "Medo", a "Raiva" e o "Nojinho".

    Exploramos as emoções do filme num painel trabalhado com o programa "Liga pela Paz". Fizemos também a análise oral da animação e um debate, que foram sucedidos por um questionário e por ilustrações.

    A exibição dos dois últimos filmes possibilitou trabalharmos com as emoções, e como lidarmos com elas nas divergências do dia a dia na escola.

    A turma se reuniu, então, para decidir sobre a sessão final, que teria a presença de todos os alunos da escola. Por ser outubro, "Mês das Bruxas", os alunos optaram pelo filme O Estranho Mundo de Jack, uma animação de terror. A escolha levou em conta a indicação de idade e o enredo para adequação à faixa etária das crianças.

    No dia da apresentação, a turma ajudou na organização da sala, na escolha da ornamentação e nas instruções aos colegas.

    Essa participação foi essencial para dar às crianças o protagonismo no desenvolvimento da atividade. Durante a sessão, foram servidos pipoca e picolé.

    Ao final, houve uma roda de conversa sobre os filmes e sobre o projeto.