"Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Finais, os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas. Tendo em vista essa maior especialização, é importante, nos vários componentes curriculares, retomar e ressignificar as aprendizagens do Ensino Fundamental – Anos Iniciais no contexto das diferentes áreas, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes. Nesse sentido, também é importante fortalecer a autonomia desses adolescentes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação." (BNCC, 2018, p. 60)

Podcast

Ouça o podcast sobre os Anos Finais do Ensino Fundamental.

Vá de bike: pedalando com o conhecimento

Área(s): Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza.

Demonstrar que a bicicleta nos oferece as possibilidades de transporte, saúde, lazer e esporte e informar sobre os benefícios da prática do ciclismo. Além disso, contribuir para a melhoria da interação aluno/aluno e aluno/professor, conscientizando os jovens sobre seu papel como cidadãos e de que é preciso conviver em harmonia, zelar e proteger os recursos naturais e cuidar do lixo doméstico, evitando, com isso, a degradação do meio ambiente.

Componente(s): Educação Física; Língua Portuguesa; Ciências; Matemática;
Quando: No decorrer do ano letivo.
Materiais:
  • bicicletas;
  • materiais de pesquisa;
  • vídeo.
Habilidades trabalhadas: EF67EF05; EF67EF06; EF67EF07; EF67EF08; EF67EF18; EF67EF19; EF67EF20; EF67EF21; EF89EF06; EF89EF07; EF69LP13; EF69LP14; EF69LP24; EF07MA22.
Escola: Unidade Escolar Hesichia de Sousa Brito, Piracuruca (PI).
Professor(a) responsável: José de Sousa Brito Carvalho.

O que é:

Desenvolvi o projeto com cerca de 580 alunos do Ensino Fundamental, com maior participação das turmas de 8º e 9º anos. Ele surgiu como agente transformador da consciência escolar sobre as práticas humanas em relação ao meio ambiente e sobre o bem-estar que a atividade proporciona.

Como fazer:

Apresentei o projeto aos gestores e professores de História, Português, Matemática, Ciências e Educação Física, pedindo a eles a contribuição na execução. Expliquei a importância do projeto para a comunidade e para a escola e falei sobre o período de duração – cinco semanas.

Todos os professores aprovaram a ideia. Expliquei qual seria a função de cada um deles. Pesquisei os conteúdos que pretendia ver transmitidos aos alunos e produzi apostilas. Nas primeiras aulas, distribuí aos professores os módulos que deveriam ser trabalhados.

Na primeira semana, o professor de História dividiu o conteúdo “A Origem do Ciclismo” (Módulo I) em cinco partes e montou grupos de alunos. Cada um ficou responsável por repassar, em seminários, informações aos demais grupos.

Os alunos estudaram o assunto, fizeram cartazes e expuseram suas ideias para a turma. Isso fez com que eles se tornassem mais responsáveis.

Na segunda semana, as professoras de Português fizeram uma leitura compartilhada e apresentaram comentários sobre o Módulo II “O que o Código de Trânsito diz sobre Bicicletas e Ciclistas”. Cada aluno leu um artigo.

Depois da leitura, houve críticas a alguns artigos que estão na lei, mas que não são cumpridos. As professoras fizeram questionamentos como: “O que o código de trânsito prioriza?” “Por que as pessoas não obedecem às leis?”

Foram produzidos também textos narrativos, dissertativos e poemas sobre o respeito à vida no trânsito.

Na terceira semana, os professores de Matemática trabalharam o Módulo III “A Bicicleta: ajuste da bicicleta para o ciclista”.

Nesse módulo, a Matemática foi ensinada de forma prazerosa. Os alunos aprenderam noções sobre circunferência a partir da roda e sobre o metro, medindo, por exemplo, a altura da bicicleta e o tamanho do guidão.

Na quarta semana, os professores de Ciências fizeram o estudo do Módulo IV “A Relação entre Ciclismo, Meio Ambiente e Mobilidade Urbana”.

Nesse módulo, os alunos aprenderam que andar de bicicleta, além de ser um excelente exercício físico, contribui de maneira positiva para a preservação ambiental, pois não é um meio de transporte poluente como os demais.

Na quinta semana, como professor de Educação Física, trabalhei o Módulo V “Conheça os Benefícios do Ciclismo para a Saúde do seu Corpo”. Nessa atividade, os alunos aprenderam sobre os benefícios da prática do ciclismo.

Disse aos alunos que andar de bicicleta fortalece o corpo e a alma e evita o uso de medicamentos. Expliquei também que não se pode começar um exercício físico de repente. Alongamentos são necessários.

Também foi abordada a importância do uso de capacetes, sinaleiras, luvas, água e um bom protetor solar.

Outra etapa foram as palestras no pátio da escola. Esse tipo de atividade gerou grande aprendizado. Os palestrantes tiravam as dúvidas que surgiam e transmitiam seus conhecimentos.

Participaram agentes de trânsito, ciclistas profissionais, representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e até um médico, que foi convidado para falar sobre vida saudável.

A última etapa do projeto foi um passeio ciclístico pelas principais ruas e avenidas da cidade. Foi tudo planejado para a segurança dos participantes. Tivemos o apoio da Secretaria Municipal da Saúde que, durante o percurso, deixou uma ambulância à nossa disposição.

Saiba mais

A ideia do projeto surgiu porque, como professor de Educação Física, tinha a obrigação de mostrar aos meus alunos que muitas doenças são provenientes do sedentarismo, que pode ser evitado com a prática de exercícios físicos.

Foi a partir dessa concepção que me veio à mente conscientizar a comunidade escolar sobre os benefícios que o ciclismo traz para a vida, como alívio do estresse e das dores, melhora da aparência física, redução dos infartos e melhora da saúde sem o uso de medicamentos. Outro benefício, é claro, é o de servir como meio de transporte, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

Desenvolvi o projeto com todos os alunos da escola, especialmente com as turmas do 8º e 9º anos, que tinham muitos alunos com dificuldades de leitura, escrita, compreensão e produção de textos e também de realização de cálculos matemáticos.

Logo após o estudo de cada módulo, fizemos um estudo do conteúdo abordado, por meio de debates, questionários e produções de textos. Dessa forma, foi possível constatar o resultado – que se mostrou sempre satisfatório.

Outras ideias:

Sugerir vídeos sobre cidades ao redor do mundo que adotam o uso da bicicleta como solução para o problema do trânsito, para a saúde etc. Enfatizar outras dinâmicas de organização social considerando o uso das bikes. – por exemplo.

Sugestão de vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=i0M8m_zGiu4