Vá de bike: pedalando com o conhecimento
Demonstrar que a bicicleta nos oferece as possibilidades de transporte, saúde, lazer e esporte e informar sobre os benefícios da prática do ciclismo. Além disso, contribuir para a melhoria da interação aluno/aluno e aluno/professor, conscientizando os jovens sobre seu papel como cidadãos e de que é preciso conviver em harmonia, zelar e proteger os recursos naturais e cuidar do lixo doméstico, evitando, com isso, a degradação do meio ambiente.
Quando: No decorrer do ano letivo.
Materiais:
- bicicletas;
- materiais de pesquisa;
- vídeo.
Professor(a) responsável: José de Sousa Brito Carvalho.
O que é:
Desenvolvi o projeto com cerca de 580 alunos do Ensino Fundamental, com maior participação das turmas de 8º e 9º anos. Ele surgiu como agente transformador da consciência escolar sobre as práticas humanas em relação ao meio ambiente e sobre o bem-estar que a atividade proporciona.
Como fazer:
Apresentei o projeto aos gestores e professores de História, Português, Matemática, Ciências e Educação Física, pedindo a eles a contribuição na execução. Expliquei a importância do projeto para a comunidade e para a escola e falei sobre o período de duração – cinco semanas.
Todos os professores aprovaram a ideia. Expliquei qual seria a função de cada um deles. Pesquisei os conteúdos que pretendia ver transmitidos aos alunos e produzi apostilas. Nas primeiras aulas, distribuí aos professores os módulos que deveriam ser trabalhados.
Na primeira semana, o professor de História dividiu o conteúdo “A Origem do Ciclismo” (Módulo I) em cinco partes e montou grupos de alunos. Cada um ficou responsável por repassar, em seminários, informações aos demais grupos.
Os alunos estudaram o assunto, fizeram cartazes e expuseram suas ideias para a turma. Isso fez com que eles se tornassem mais responsáveis.
Na segunda semana, as professoras de Português fizeram uma leitura compartilhada e apresentaram comentários sobre o Módulo II “O que o Código de Trânsito diz sobre Bicicletas e Ciclistas”. Cada aluno leu um artigo.
Depois da leitura, houve críticas a alguns artigos que estão na lei, mas que não são cumpridos. As professoras fizeram questionamentos como: “O que o código de trânsito prioriza?” “Por que as pessoas não obedecem às leis?”
Foram produzidos também textos narrativos, dissertativos e poemas sobre o respeito à vida no trânsito.
Na terceira semana, os professores de Matemática trabalharam o Módulo III “A Bicicleta: ajuste da bicicleta para o ciclista”.
Nesse módulo, a Matemática foi ensinada de forma prazerosa. Os alunos aprenderam noções sobre circunferência a partir da roda e sobre o metro, medindo, por exemplo, a altura da bicicleta e o tamanho do guidão.
Na quarta semana, os professores de Ciências fizeram o estudo do Módulo IV “A Relação entre Ciclismo, Meio Ambiente e Mobilidade Urbana”.
Nesse módulo, os alunos aprenderam que andar de bicicleta, além de ser um excelente exercício físico, contribui de maneira positiva para a preservação ambiental, pois não é um meio de transporte poluente como os demais.
Na quinta semana, como professor de Educação Física, trabalhei o Módulo V “Conheça os Benefícios do Ciclismo para a Saúde do seu Corpo”. Nessa atividade, os alunos aprenderam sobre os benefícios da prática do ciclismo.
Disse aos alunos que andar de bicicleta fortalece o corpo e a alma e evita o uso de medicamentos. Expliquei também que não se pode começar um exercício físico de repente. Alongamentos são necessários.
Também foi abordada a importância do uso de capacetes, sinaleiras, luvas, água e um bom protetor solar.
Outra etapa foram as palestras no pátio da escola. Esse tipo de atividade gerou grande aprendizado. Os palestrantes tiravam as dúvidas que surgiam e transmitiam seus conhecimentos.
Participaram agentes de trânsito, ciclistas profissionais, representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e até um médico, que foi convidado para falar sobre vida saudável.
A última etapa do projeto foi um passeio ciclístico pelas principais ruas e avenidas da cidade. Foi tudo planejado para a segurança dos participantes. Tivemos o apoio da Secretaria Municipal da Saúde que, durante o percurso, deixou uma ambulância à nossa disposição.
Saiba mais
A ideia do projeto surgiu porque, como professor de Educação Física, tinha a obrigação de mostrar aos meus alunos que muitas doenças são provenientes do sedentarismo, que pode ser evitado com a prática de exercícios físicos.
Foi a partir dessa concepção que me veio à mente conscientizar a comunidade escolar sobre os benefícios que o ciclismo traz para a vida, como alívio do estresse e das dores, melhora da aparência física, redução dos infartos e melhora da saúde sem o uso de medicamentos. Outro benefício, é claro, é o de servir como meio de transporte, contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Desenvolvi o projeto com todos os alunos da escola, especialmente com as turmas do 8º e 9º anos, que tinham muitos alunos com dificuldades de leitura, escrita, compreensão e produção de textos e também de realização de cálculos matemáticos.
Logo após o estudo de cada módulo, fizemos um estudo do conteúdo abordado, por meio de debates, questionários e produções de textos. Dessa forma, foi possível constatar o resultado – que se mostrou sempre satisfatório.
Outras ideias:
Sugerir vídeos sobre cidades ao redor do mundo que adotam o uso da bicicleta como solução para o problema do trânsito, para a saúde etc. Enfatizar outras dinâmicas de organização social considerando o uso das bikes. – por exemplo.
Sugestão de vídeo: