Bom mesmo é Coxim
Esta prática teve com objetivo possibilitar aos estudantes, por meio da pesquisa e da investigação, conhecimento sobre a região do município de Coxim – seus aspectos ambientais e a influência do homem no meio ambiente.
Língua Portuguesa, Geografia, História e Matemática.
Quando:Durante o ano letivo.
Materiais:- filmes;
- livros;
- fôlderes e materiais de pesquisa em geral.
EF04MA03; EF04MA04; EF05MA24; EF15LP01; EF15LP05; EF15LP10; EF04GE01; EF04GE03; EF04GE05; EF04HI01; EF04HI05; EF05HI02
Professor(a) responsável:
Neuly Ferreira da Silva.
O que é:
Abordagem de maior amplitude sobre a diversidade ambiental existente na região, de forma que as reflexões garantissem a aprendizagem, levando em conta a preservação dos recursos naturais, vistos como patrimônio a ser legado às gerações futuras.
Como fazer:
Coxim é uma cidade turística que faz parte da "Rota das Monções". É também conhecida como "Portal do Pantanal" e "Terra do Pé de Cedro", rica em cultura e belezas naturais.
Mesmo com tantas riquezas, como o Rio Taquari, a cidade tem vivido muitos problemas ambientais desde a década de 1970.
A partir dessa informação, tive a certeza de que poderíamos deixar um legado de consciência da responsabilidade ambiental às pessoas. A temática de nosso projeto seria, portanto, o meio ambiente. As pesquisas e demais atividades possibilitariam conhecermos a cultura ribeirinha da cidade.
No início, numa roda de ideias, surgiram assuntos como meio ambiente, Coxim, Rio Taquari...
Deixei-os livres para que falassem à vontade. Chamou a atenção um dos relatos. Fiquei perplexa em saber que ainda existia como "diversão de família" caçar passarinho. Percebi também que os estudantes não tinham a noção de que Coxim é uma cidade turística e que o turismo aumenta a renda das famílias.
Começamos a realizar as ações pedagógicas em torno do projeto, com leitura e interpretação de textos, pesquisas e observação em laboratório, roda de ideias, seminário, pesquisa em links na sala de tecnologia, conversas com a população ribeirinha e pesquisa em livros, fôlderes, revistas, mapas, músicas, vídeos etc.
As atividades foram realizadas em acordo com os conteúdos e seguiram uma sequência lógica para facilitar a compreensão do conteúdo e formação da consciência de preservação ambiental.
A utilização do aquário no laboratório de pesquisa foi determinante para assegurar o interesse dos estudantes do início ao fim.
Outro ponto importante para manter o interesse foi a pesquisa. Apresentei fôlderes e revistas de turismo sobre Coxim, a "Rota das Monções" e o Pantanal, cuja paisagem deslumbrante encheu de brilho muitos olhinhos.
Um momento único na vida de cada estudante foi a culminância do projeto. Após vários dias de estudo e pesquisa, os estudantes realizaram produções de textos na forma de convite aos colegas do 3º ano, do turno vespertino, e produziram um fôlder sobre a importância do meio ambiente. Tanto o convite quando o fôlder foram ilustrados com as paisagens de Coxim.
Fizemos um evento no anfiteatro da escola, marcado pela palestra “Os peixes da bacia do Alto Taquari”, apresentada por uma bióloga.
O projeto foi delineado para que, por meio da pesquisa, os estudantes tivessem conhecimento da importância do Rio Taquari para a população de Coxim e, em especial, para a população ribeirinha.
As ações foram realizadas realizadas em acordo com os conteúdos, muitos dos quais foram aplicados em ações pedagógicas interdisciplinares. Isso se deu da seguinte forma:
Os conteúdos abordados foram os seguintes: textos narrativos e ficcionais (contos, lenda), textos publicitários (propaganda, folhetos, avisos), relato de experiências pessoais e/ou coletivas, provérbios/ditos populares e concordância verbal e nominal.
As atividades desenvolvidas incluíram as práticas de leitura e interpretação de texto, produção de textos para o livro "Cultura Ribeirinha” (receitas, lendas/ditos populares, modo de vida), produção de fôlderes e convites para seminário, pesquisas em sites na sala de tecnologia, visita ao laboratório de pesquisa e pesquisa nas salas de tecnologia e música para relatar as observações.
Abordou como conteúdos principais a importância dos rios e de sua preservação. As atividades desenvolvidas foram leitura e interpretação de textos diversos sobre hidrografia do estado e de Coxim, pesquisa na sala de tecnologia em vários sites, pesquisa em fôlderes, revistas, livros e mapas, visita ao laboratório de pesquisa e uma palestra informativa para o relato das observações.
Abordou como conteúdos a estrutura de poderes no Mato Grosso do Sul (Executivo, Legislativo e Judiciário) e o desenvolvimento econômico, social e político no estado.
As atividades desenvolvidas foram: leitura e interpretação de textos, pesquisa na sala de tecnologia em vários sites, pesquisa em fôlderes, revistas, livros, letras de hinos, mapas, visita ao laboratório de pesquisa para relatar as observações, entrevistas e produção de textos para o livro “Cultura Ribeirinha” (receitas, lendas/ditos populares, modo de vida da cultura ribeirinha), para fôlderes e para um convite.
Abordou os conteúdos:medidas de comprimento, direção e sentido, ângulos, adição, subtração, multiplicação e divisão, gráficos e tabelas. As atividades desenvolvidas foram cálculos com multiplicação e divisão, problemas com multiplicação e divisão, expressões numéricas com as quatro operações, desenho, pintura.
Todas as atividades foram desenvolvidas dentro do ambiente da escola – no pátio, na sala de aula, na sala de tecnologia, na biblioteca, no anfiteatro, na sala multiuso (laboratório) e na sala de vídeo.
Elas foram executadas de acordo com os conteúdos ministrados, proporcionando e estimulando a pesquisa para a aquisição do conhecimento e a construção da consciência ambiental.
Os estudantes medianos necessitaram de maior encorajamento para o estudo. Tinham boa frequência, apresentavam a leitura e a interpretação de texto em níveis razoáveis e se mostravam autônomos em atividades contextualizadas que envolviam cálculo. Com o projeto, avançaram um pouco mais na interpretação de texto e se tornaram mais concentrados, com maior possibilidade de êxito no desenvolvimento do raciocínio lógico. Tornaram-se também mais conscientes de suas responsabilidades perante o meio ambiente.
Apesar de não apresentarem um avanço significativo nas notas, os estudantes cujo desafio maior era a conclusão da alfabetização tiveram ganhos expressivos na escrita e na leitura.
Para que um projeto dessa natureza seja replicado, é necessário que o professor se disponha a trabalhar com metodologias diferenciadas, tenha a pesquisa como foco, leve em conta a necessidade dos estudantes por metodologias dinâmicas, aplicando-as no dia a dia da sala de aula e, especialmente, respeite a individualidade em todos os momentos, tanto no ensino-aprendizagem quanto na hora da avaliação.
Dica!
Uma proposta pode ser a produção de um vídeo a partir de depoimentos de moradores da região, preferencialmente idosos, no qual narrem as mudanças ocorridas em Coxim desde a infância, constituindo uma narrativa sobre o processo de mudança da região.
Essa abordagem, além de documentar e valorizar a memória de idosos, também promove a interação das crianças com moradores.