"Nas últimas décadas, vem se consolidando, na Educação Infantil, a concepção que vincula educar e cuidar, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo. Nesse contexto, as creches e pré-escolas, ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, e articulá-los em suas propostas pedagógicas, têm o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar – especialmente quando se trata da educação dos bebês e das crianças bem pequenas, que envolve aprendizagens muito próximas aos dois contextos (familiar e escolar), como a socialização, a autonomia e a comunicação. Nessa direção, e para potencializar as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças, a prática do diálogo e o compartilhamento de responsabilidades entre a instituição de Educação Infantil e a família são essenciais. Além disso, a instituição precisa conhecer e trabalhar com as culturas plurais, dialogando com a riqueza/diversidade cultural das famílias e da comunidade." (BNCC, 2018, p. 36)

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A dramatização como proposta de ensino para uma conscientização empreendedora na pré-escola

Esta prática pretende responder a dois questionamentos: “O que pode estar nas entrelinhas de uma simples atividade como dramatizar histórias em sala de aula?”; e “O que podemos extrair desse tipo de atividade?”.

Utiliza-se a dramatização como ferramenta pedagógica na sala de aula para enfatizar diversas atividades interdisciplinares e ampliar o universo linguístico e artístico dos alunos da Educação Infantil, constituindo várias temáticas para exploração da oralidade, da escrita e da expressão artística, além de apresentar a conscientização empreendedora por meio da atitude das personagens.

Quando:

A qualquer momento do ano letivo.


Materiais:
  • livros de histórias;
  • figurinos para apresentação.
Habilidades trabalhadas:

EI03EO03; EI03EO06; EI03EF04;

Professor(a) responsável:
Edilma Silva Santos.

Escola:
Escola Municipal Deputado Euvaldo Diniz Gonçalves, Areia Branca (SE).

O que é:

Todas as histórias que eu contava para a minha turminha tinham de ser dramatizadas, pois, além das brincadeiras, essa era a forma de abordagem preferida dos alunos. Nesse processo, passei a trazê-los para dentro das interpretações, utilizando o recurso como forma de conectá-los às histórias e gerar maior interesse pelas atividades.

O resultado foi imediato. Bastava eu dizer que iria contar uma história, e já se ouvia: “Chame eu, tia!”. Outros diziam: “Eu quero ser tal personagem!”.

Então, mesmo que fosse uma história com poucas personagens, eu precisava criar outras para ter a participação de todos. Muitas vezes, era necessário propor acordos com os alunos que se destacavam mais, para que eles deixassem os demais também participarem.

Nunca as dramatizações aconteciam numa única aula. Normalmente, duravam em torno de uma semana. As atividades que os alunos mais gostavam acabavam sendo repetidas ao longo do ano.

Para desenvolver a dramatização da história popular “O Macaco e a Viola”, solicitei aos alunos que se candidatassem aos papéis e que atuassem de maneira fidedigna em relação a cada personagem.

Primeiramente, contei a história, desenhando as cenas no quadro. Depois, chamei as crianças para representarem. Fizemos isso várias vezes durante os primeiros meses do ano letivo.

Nessa dramatização, às vezes, eu não contava a história pelo início. Pulava algumas partes e passava para uma cena específica.

Nas situações em que eu, por esquecimento, deixava de fazer, no quadro, o registro sobre os “donos” das personagens, logo os alunos, sempre atentos, vinham me lembrar.

E, quando algum deles estava ausente, logo alguém se manifestava: “Fulano faltou hoje, tia! Eu faço o papel dele!”

Outro fato interessante era a facilidade que as crianças tinham para usar qualquer coisa em substituição a um objeto necessário para a peça. Pegavam, por exemplo, um pincel grande para ser o facão do homem da carroça, um monte de lápis para a lenha ou ainda uma das mochilas como cesto.

Nessas apresentações, as crianças utilizavam a própria fala, sem ter de decorar o texto escrito por mim. Falando tudo do jeitinho delas, conforme as palavras vinham à cabecinha.

Além de trabalhar a coordenação motora, usei outros recursos para o ensino, como sequência lógica, dinheiro, instrumentos musicais, alimentação e conhecimentos sobre os diferentes animais e seus hábitos. Também abordei o tempo, falando sobre os períodos do dia: manhã, tarde e noite.

Quando percebi o maior interesse dos alunos pelas dramatizações de “O Macaco e a Viola” e de “Os Três Cabritinhos”, combinei com os alunos apresentá-las também para as outras turmas. Foi uma euforia só. O auge foi a apresentação que fizemos da peça “O Macaco e a Viola” na festa do Dia das Mães.

Nesse ponto, começamos a planejar os figurinos e o material de que iríamos precisar para a apresentação. No dia da festa, as outras crianças ficaram admiradas com a atuação dos alunos, com a maneira com que se expressavam, cheios de desenvoltura e talento.

Dias depois da apresentação para as mães, o aluno que representou o macaco reclamou que um primo dele, também aluno da escola, embora de outra turma, o havia apelidado de “macaco”.

Naquele momento, resolvi falar sobre bullying na escola, chamando também a atenção desse primo, e explicando a ele que aquela não é uma prática saudável para a vida das pessoas. Assim, lá se foi mais uma história.

Como fazer:

Este projeto foi realizado em três etapas.

O objetivo foi aproximar a turma das narrativas, fazendo com que os alunos conhecessem o repertório, e discutir os gêneros literários envolvidos no processo. Abordei ainda questões sobre a cultura regional e o ambiente de vivência dos alunos, e seus conhecimentos sobre a fauna e a flora locais.

Vale destacar que o projeto foi realizado numa escola rural, cujas vivências estão muito próximas do ambiente e do trabalho na roça e nas lavouras.

Este foi momento em que os alunos puderam se apropriar das personagens e do enredo das histórias selecionadas. A etapa foi uma oportunidade para que trabalhássemos a expressão oral, a criatividade e a imaginação dos alunos.

Por fim, realizamos diferentes apresentações das histórias selecionadas e ensaiadas pela turma.