Empreendedorismo social: boas práticas, por um mundo melhor
Esta prática pretendeu mudar a relação da escola com a comunidade e proporcionar aos alunos uma rica experiência de vida, ao tratar de empreendedorismo social em ambiente escolar. Além disso, capacitar os estudantes para uma observação crítica e qualificada para a proposição de soluções que transformem a sua vida e a dos demais representantes da comunidade.
Quando: Duração de um semestre letivo e em qualquer etapa do calendário.
Habilidades trabalhadas: EF07CI09; EF07CI11; EF09CI12; EF09CI13; EF06GE07; EF06GE11.
Professor(a) responsável: Sarita Maria Pieroli.
O que é:
O conceito “Empreendedorismo Social” tem atraído o interesse de vários pesquisadores e conquistado relevo nos momentos em que países atravessam crises e a sociedade civil se organiza para diminuir as dificuldades sentidas pelos setores mais frágeis.
Ao mesmo tempo, lamentamos que jovens nascidos na Geração Z sejam individualistas e não se preocupem com as pessoas do entorno. Essa geração está envolvida com a tecnologia, o que facilita a vida, mas a torna centrada no próprio ego.
Com base nisso, tive a ideia do projeto de prática pedagógica “Jovens Empreendedores – Primeiros Passos: empreendedorismo social”.
Realizado no Colégio Estadual Marcelino Champagnat, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o projeto fomentou a cultura empreendedora e apresentou práticas de aprendizagem.
Para tal, considerou a autonomia de aprendizado dos alunos e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (profissional, pessoal e social).
Essa visão foi ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco:
- aprender a conhecer, isto é, adquirir instrumentos de compreensão;
- aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;
- aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;
- aprender a ser, caminho essencial que integra os três pilares precedentes.
Nesse sentido, a educação empreendedora incentivou os alunos a buscarem o autoconhecimento e novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. Atuou também como transformadora, incentivando-os à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.
Como fazer:
A turma de jovens empreendedores foi selecionada após divulgações em sala de aula. Os alunos se sentiram atraídos pela possibilidade de realizar algo inovador. Quase 90 nomes foram inscritos. No início dos encontros, eles foram convidados a expor suas ideias e seus pensamentos sobre o tema “Empreendedorismo Social” para que eu conhecesse seus conhecimentos prévios.
Para minha surpresa, houve várias exposições referentes ao assunto. Percebi que era muito grande o entusiasmo da turma em realizar trabalhos voltados à escola e ao entorno.
Fomos, pouco a pouco, traçando nossas estratégias de trabalho, sempre com foco no empreendedorismo social. A primeira atitude foi elaborar um plano de ação para nossas metas.
A Sala de Empreendedorismo se tornou uma verdadeira sala de ideias. A única estratégia utilizada foi dar voz e vez aos alunos. Posso dizer que despertei, com a turma, meu potencial empreendedor.
Na primeira aula, produzimos cartazes, o Mural de Avaliações, o Mural das Expectativas e o Mural da Amizade.
Os encontros eram aguardados com muita expectativa. Quando havia algum feriado no dia do encontro, eu sentia a frustração do grupo.
Nessas atividades, encontrei a alternativa que buscava para atrair o interesse dos jovens. Nada de notas, apenas a vontade de participar de algo prazeroso, de ouvir os alunos e de saber quais eram suas expectativas.
Todos os encontros traziam novas sugestões, e, assim, montamos nosso plano de ação, que foi composto de vários projetos de empreendedorismo social. Todos eles foram elaborados e escritos pelos grupos de alunos, sempre priorizando o entorno escolar.
Apresento a seguir nossos projetos:
Resumo:
Neste projeto, proporcionamos o conhecimento e a conscientização dos alunos sobre temas relacionados ao meio ambiente e à cidadania. Utilizamos materiais recicláveis para a confecção de floreiras e a criação de uma horta hidropônica no colégio.
Coletamos água dos aparelhos de ar-condicionado e da chuva para regar as plantas. Fizemos coleta de lixo após as aulas e realizamos palestras de conscientização e preservação. Esperamos assim ter desenvolvido uma cultura de atitudes para o desenvolvimento sustentável do nosso planeta.
Justificativa:
Na trajetória da humanidade há uma grande relação entre o homem e o meio natural. A história nos mostra que o homem fez da natureza sua habitação e fonte de subsistência.
No entanto, com o passar dos séculos, a relação pacífica foi rompida com a busca incessante pela dominação econômica e pela produção em larga escala.
Esses fatores, somados ao elevado nível de crescimento populacional, produziram devastação nos recursos naturais.
Como cidadãos, queremos uma escola que promova o aprendizado e a formação de pessoas conscientes da importância das atitudes de preservação, para que as gerações futuras não sofram com a destruição ambiental.
Assim, por perceber a necessidade de um trabalho desse tipo, o projeto buscou desenvolver nos alunos uma cultura de educação, preservação e sustentabilidade.
Objetivos:
- Despertar nos jovens valores e ideias de preservação da natureza e senso de responsabilidade para com as gerações futuras.
- Sensibilizar de forma lúdica sobre o uso sustentável dos recursos naturais através de suas próprias ações.
- Apresentar alternativas e soluções para as questões ambientais pertinentes no dia a dia escolar.
- Conscientizar sobre a importância do meio ambiente e como o homem está inserido nesse meio.
- Estimular os estudantes para que percebam a importância do homem na transformação do meio em que vivem e o que as interferências negativas têm causado à natureza.
- Incorporar o respeito e o cuidado para com o meio ambiente, diminuindo a quantidade de lixo depositado no meio ambiente.
- Incorporar a rotina da coleta seletiva.
- Reconhecer atitudes inadequadas para com o seu meio ambiente.
- Reconhecer que os cuidados com o meio ambiente promovem a qualidade de vida para os seres vivos.
- Conscientizar sobre as diferentes formas de coleta e destino do lixo, na escola, em casa e em espaços em comum.
- Conscientizar sobre o uso adequado e a renovação de algumas matérias-primas: reciclagem.
Metodologia:
1ª Etapa:
- Apresentação do tema aos alunos, com conversas sobre interpretações, opiniões e a situação atual do meio ambiente.
- Apresentação de vídeo educativo sobre a questão do lixo e a preservação do meio ambiente, com informações a respeito da importância da reciclagem.
- Explicação sobre a importância dos 3R's: Reciclar, Reaproveitar, Reutilizar, respeitando a vida e a ecologia.
2ª Etapa:
- Realização de pesquisas em livros e revistas.
- Participação em variadas situações de comunicação oral.
- Interação e manifestação de desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral e escrita e do relato de vivências.
- Familiarização com a escrita pela participação em situações nas quais ela se faz necessária e pelo contato, no cotidiano, com livros, revistas, histórias em quadrinhos, painéis etc.
3ª Etapa:
- Pesquisa de campo para proporcionar à turma um passeio pelo entorno escolar.
- Na atividade, os alunos foram orientados a observar as formas de degradações presentes naquele meio ambiente ou em suas proximidades.
- Análise da realidade ambiental na comunidade.
- Campanha contra a dengue, um dos problemas gerados pelo acúmulo de lixo (com cartazes e informativos).
- Palestra de um agente de saúde.
4ª Etapa:
- Coleta e reciclagem: explicações sobre a reciclagem, sua importância e como é feita.
- Montagem de latas de lixo de coleta seletiva na escola e explicações sobre a relação entre a cor de cada uma e o tipo de lixo que recebe.
- Apresentação dos símbolos da reciclagem usados para cada tipo de material, no mundo inteiro.
- Promoção da coleta do lixo espalhado no colégio e no entorno escolar.
5ª Etapa:
- Realização de trabalhos manuais, como cartazes, panfletos educativos e avisos, todos eles com informações importantes à população.
- Montagem de palestra direcionada aos alunos dos Anos Iniciais.
- Coleta, lavagem e pintura de pneus para cultivo de jardins de flores pelo colégio, com os canteiros sendo irrigados com água captada da chuva e dos aparelhos de ar-condicionado, respeitando o princípio da sustentabilidade.
- Preparo da horta hidropônica monitorada por arduíno [curso que os alunos realizaram em parceria com SENAI], para melhorar o cardápio das refeições do colégio.
- Preparação do local e dos objetos para captação de água da chuva e dos aparelhos de ar-condicionado, com o objetivo de reutilização da água para irrigação das plantas.
6ª Etapa:
- Preparação de palestras educativas, com materiais coletados durante a realização do projeto, para apresentação à comunidade escolar.
Cronograma de atividades:
- Coleta de materiais: junho e julho de 2017.
- Organização da palestra: setembro de 2017.
- Apresentação da palestra: outubro de 2017, para alunos do 6º e do 7º anos.
Orçamento do projeto:
Gastos com tinta para pintura dos pneus, terra, mudas de plantas e construção da horta hidropônica.
Avaliação e monitoramento:
A avaliação deve ser contínua, pela observação e pelo registro da participação e do envolvimento de cada aluno.
Resumo:
O projeto “teve como ambiente a Sociedade Espírita de Promoção Social (SEPS) Lar das Vovozinhas, localizado em nossa comunidade. O objetivo visou agir ante as necessidades básicas das pessoas idosas, oferecendo carinho e proteção.
Justificativa:
O projeto nasceu da ideia de um grupo de jovens empreendedores, conscientes de que podem fazer a diferença na vida de pessoas da Terceira Idade, contribuindo para prevenir situações de negligência, violência ou abandono familiar. A iniciativa foi idealizada para interferir no dia a dia, buscando a valorização da pessoa humana.
Objetivos:
- Acolher pessoas idosas com vínculos familiares rompidos ou fragilizados, a fim de garantir os diretos do estatuto do idoso.
- Possibilitar a convivência comunitária.
- Restabelecer vínculos familiares.
- Diminuir o preconceito e estereótipos com relação ao envelhecimento.
- Proporcionar um envelhecimento mais saudável e mais feliz.
- Promover a convivência de jovens e idosos.
Público-alvo:
Pessoas idosas.
Localização Geográfica:
SEPS Lar das Vovozinhas
Metodologia:
Em nosso planejamento, incluímos uma visita à entidade a fim de conhecer o ambiente e os idosos A partir desse conhecimento prévio, desenvolveríamos um plano para realizar, na entidade, de atividades de acordo com o interesse do grupo, como músicas, Festa dos Anos 50, leituras, recreação, teatro e rodas de conversas.
Esses encontros entre gerações teriam como missão gerar lembranças e desenvolver a imaginação, a reflexão, o raciocínio, a memória, a qualidade de vida e a criatividade dos idosos. Os encontros seriam realizados de acordo com a disponibilidade da instituição.
Outro ponto importante seria o levantamento de produtos, roupas, cobertas etc. para doação à instituição. Nessa tarefa, envolveríamos os alunos do colégio nos diversos eventos idealizados, como “Sexta Temática”, “Festa Julina“ e “Geek up”, para arrecadação e doação.
Orçamento do Projeto:
Sem custos, por se tratar de projeto social.
Cronograma de atividades:
- Divulgação do projeto: a partir de abril de 2018.
- Visitas: de acordo com a disponibilidade da instituição.
Avaliação e Monitoramento:
Durante todas as atividades estabelecidas no cronograma.
Resumo:
Organização de uma feira para adoção de animais abandonados, proporcionando um lar adequado, proteção e carinho.
Justificativa:
A justificativa para o planejamento desse projeto foi simples: o amor pelos animais e a tentativa de oferecer alguma forma de ajuda.
Objetivo:
Combater o problema dos animais abandonados na cidade e na comunidade.
Público-alvo:
Pessoas dispostas a arcar com as responsabilidades de ter um animal em casa.
Metodologia:
Contato com membros de ONGs, palestra de conscientização com os alunos do empreendedorismo, confecção de roupinhas para doação e divulgação à comunidade escolar.
Cronograma de Atividades:
Definição e elaboração das atividades: de março a setembro de 2018.
Orçamento do Projeto:
Sem custos, por se tratar de projeto social.
Cronograma:
- Divulgação: maio de 2018.
- Feira de Adoção: de junho e setembro de 2018.
Avaliação e monitoramento:
Durante todas as atividades estabelecidas no cronograma.
Parcerias:
ONGs de proteção aos animais, alunos e comunidade, além de apoio do SENAI e do SESC na divulgação.
Resumo:
Este projeto é destinado aos animais de rua, com o intuito de proteger a vida animal.
Justificativa:
Para fazer um mundo melhor, precisamos colocar a mão na massa e lutar pelo que acreditamos. Quando se trata da defesa dos diretos dos animais, não pode ser diferente. Os integrantes do Projeto Patrulha Canina sentem-se sensibilizados com o abandono de cães e gatos nas ruas. Para interferir nessa situação, pensamos em algo que pudesse proteger esses animais em situação de abandono.
Objetivos:
- Buscar a solidariedade das pessoas pelos animais abandonados nas vias públicas.
- Minimizar a fome, a sede e a situação de abandono desses bichos.
- Proteger a vida animal.
- Defender os direitos dos animais.
- Conscientizar as pessoas sobre a gravidade e as consequências do abandono.
Público-alvo:
Animais em situação de abandono.
Localização Geográfica:
Centro Social Urbano da Vila Portuguesa.
Metodologia:
Confecção de comedouros e bebedouros com canos de PVC, com abastecimento de ração e água. Foram escolhidos dois locais públicos, de grande concentração de cães e gatos abandonados. O planejamento definição a escolha de tutores para a manutenção dos canos sempre limpos e abastecidos.
Cronograma de Atividades:
Definição e elaboração de atividades: julho a novembro de 2018.
Orçamento do Projeto:
Em torno de R$ 80,00 iniciais, custeados por integrante do grupo
Avaliação e Monitoramento:
Durante todas as atividades estabelecidas no cronograma.
Parcerias:
Lojas de materiais de construção, casas especializadas em produtos animais e pet shops.
Outra ação prevista em nosso planejamento foi a organização do pacote turístico “Conhecendo o Paraná”, voltado ao empreendedorismo turístico. A viagem, de oito dias, foi realizada no mês de setembro de 2017.
Para que esse sonho se tornasse realidade, buscamos parcerias e recursos. Conseguimos uma associação com o SESC Caiobá, que não cobrou as diárias de hospedagem em hotel da entidade.
Conseguimos com uma empresa parceira da escola recursos para o pagamento do ônibus. Outros custos da viagem foram cobertos com a venda de salgadinhos, doces e rifas.
Em meio a todos esses os trabalhos, surgiu um que não estava em nosso planejamento – a eleição para o Grêmio Estudantil do colégio. Mas como empreendedores, os alunos não perderam a oportunidade e formaram a chapa “Empreende Champa”.
O grupo venceu a eleição com 80% dos votos. Ao serem perguntados sobre como se sentiam, participantes responderam: “Empreeender é um estilo de vida e não uma profissão, estamos preparados para transformar a realidade em que estamos inseridos e ser parceiros dos próximos alunos empreendedores, com nossa visão estratégica, determinação e planejamento”.