"A BNCC do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, ao valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil. Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos. Nesse período da vida, as crianças estão vivendo mudanças importantes em seu processo de desenvolvimento que repercutem em suas relações consigo mesmas, com os outros e com o mundo." (BNCC, 2018, p. 58)

Podcast

Ouça o podcast sobre os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.


Rádio RM: a hora da revolução!

Área(s): Linguagens; Ciências Humanas.

Esta prática teve como objetivo criar uma web rádio para trabalhar o tema “200 anos da Revolução Pernambucana, Recife em cena da cultura popular”. Além disso, exercitar a oralidade e proporcionar a fluência na leitura, construir a própria identidade por intermédio do conhecimento da própria história e transmitir a Rádio RM (nome escolhido pelos alunos), colaborando para que as outras turmas conheçam a Revolução Pernambucana. 

Componente(s) curricular(es) envolvido(s):

Língua Portuguesa e História.

Quando:

No decorrer do Ano Letivo

Materiais:
  • livros;
  • textos;
  • plataformas de edição;
  • notebook;
  • caixa amplificadora.
Habilidades trabalhadas:

EF35LP20; EF35LP17; EF35LP10; EF35LP15; EF04HI01; EF05HI01; EF05HI10

Professor(a) responsável:

Sandra de Amorim Silva Cavalcanti.

Escola:

Escola Municipal Rozemar de Macedo Lima, Recife (PE).

O que é:

O desafio era tornar um tema histórico, pouco conhecido, atraente para uma turma de 5º ano. A primeira ação, neste sentido, foi a criação de um jornal impresso. Propus aos alunos a criação de uma web rádio, a partir do jornal escrito, com a proposta de apresentar a Revolução Pernambucana à Escola Municipal Rozemar de Macedo Lima.

Como fazer:

A implementação da web rádio seguiu as seguintes etapas:

  • Apresentação da proposta à turma: na ocasião, foram levantados os conhecimentos dos estudantes sobre rádio: escutam? O que é? O que tem na programação de uma rádio? Quais rádios conheciam? E foi discutido o que seria uma web rádio.
  • Ouvir web rádios.
  • Definição do nome e do símbolo: no momento anterior, havia sido solicitado aos estudantes que pensassem num nome e criassem um símbolo para a rádio. Solicitei a votação para a escolha dos dois elementos.
  • Criação dos roteiros: a elaboração do primeiro roteiro dos programas aconteceu de forma coletiva. A partir dessa elaboração, dividi a turma em grupos de trabalho, cada um com um tema que deveria ser explorado. Assim, cada equipe criou o seu roteiro, que foi avaliado por mim. Quando necessário, realizei intervenções.
  • Coleta de dados: nesta etapa, cada equipe foi em busca da sua reportagem, entrevista ou notícia. Os alunos realizaram pesquisa em internet, pesquisa bibliográfica na biblioteca da escola, leitura dos livros coletados e assistiram a um vídeo.
  • Escrita final dos roteiros: após a etapa de coleta de dados, os grupos sistematizaram suas informações e escreveram o roteiro final do programa. Mais uma vez, os textos passaram pela minha avaliação.
  • Gravação: com a ajuda de uma multiplicadora, as equipes gravaram os programas e a vinheta.
  • Seleção de músicas: além do 5º ano B, outras turmas da escola sugeriram músicas. As selecionadas comporiam os programas.
  • Edição: as gravações foram editadas com o programa Audacity.
  • Publicação: após edição, os programas foram publicados no site Mixcloud.
  • Divulgação: elaborou-se, coletivamente, um fôlder de divulgação da web rádio. Alguns estudantes foram selecionados para visitar as turmas e os demais espaços da escola (direção, cozinha, portaria, biblioteca...). Para realizar a divulgação da web rádio e entregar os fôlderes. O mesmo material impresso foi entregue, posteriormente, por mim, aos pais, durante o Conselho Pedagógico.
  • Inauguração: após a publicação, a escola se reuniu para ouvir no pátio a "Rádio RM" (nome escolhido).
  • A rádio em ação: após a inauguração, a rádio ficou disponível para acessos. E semanalmente, passou a haver a transmissão de um programa no pátio da escola, sempre às quintas-feiras, às 14h30.
  • Culminância: aconteceu durante "Mostra Artístico Literária", em novembro de 2017, com uma transmissão ao vivo. A rádio continuou a veicular novos programas após este momento de culminância do tema anual.

Dica!

A criação de uma web rádio pode ser feita por qualquer professor, pois a plataforma "Mixcloud" é gratuita e ilimitada para a hospedagem de material de web rádios e podcasts, entre outros trabalhos de áudios. Para hospedar seu trabalho na plataforma, basta realizar um cadastro.

O acesso para ouvir os programas postados é livre.

Para criar a web rádio, é preciso dominar alguns conhecimentos, como gravar áudios, usar algum programa de edição e criar vinhetas.

A web rádio contribui diretamente no trabalho de escrita e leitura, pois realiza constantes produções escritas e revisões destas.