Rádio RM: a hora da revolução!
Esta prática teve como objetivo criar uma web rádio para trabalhar o tema “200 anos da Revolução Pernambucana, Recife em cena da cultura popular”. Além disso, exercitar a oralidade e proporcionar a fluência na leitura, construir a própria identidade por intermédio do conhecimento da própria história e transmitir a Rádio RM (nome escolhido pelos alunos), colaborando para que as outras turmas conheçam a Revolução Pernambucana.
Língua Portuguesa e História.
Quando:No decorrer do Ano Letivo
Materiais:- livros;
- textos;
- plataformas de edição;
- notebook;
- caixa amplificadora.
EF35LP20; EF35LP17; EF35LP10; EF35LP15; EF04HI01; EF05HI01; EF05HI10
Sandra de Amorim Silva Cavalcanti.
Escola:Escola Municipal Rozemar de Macedo Lima, Recife (PE).
O que é:
O desafio era tornar um tema histórico, pouco conhecido, atraente para uma turma de 5º ano. A primeira ação, neste sentido, foi a criação de um jornal impresso. Propus aos alunos a criação de uma web rádio, a partir do jornal escrito, com a proposta de apresentar a Revolução Pernambucana à Escola Municipal Rozemar de Macedo Lima.
Como fazer:
A implementação da web rádio seguiu as seguintes etapas:
- Apresentação da proposta à turma: na ocasião, foram levantados os conhecimentos dos estudantes sobre rádio: escutam? O que é? O que tem na programação de uma rádio? Quais rádios conheciam? E foi discutido o que seria uma web rádio.
- Ouvir web rádios.
- Definição do nome e do símbolo: no momento anterior, havia sido solicitado aos estudantes que pensassem num nome e criassem um símbolo para a rádio. Solicitei a votação para a escolha dos dois elementos.
- Criação dos roteiros: a elaboração do primeiro roteiro dos programas aconteceu de forma coletiva. A partir dessa elaboração, dividi a turma em grupos de trabalho, cada um com um tema que deveria ser explorado. Assim, cada equipe criou o seu roteiro, que foi avaliado por mim. Quando necessário, realizei intervenções.
- Coleta de dados: nesta etapa, cada equipe foi em busca da sua reportagem, entrevista ou notícia. Os alunos realizaram pesquisa em internet, pesquisa bibliográfica na biblioteca da escola, leitura dos livros coletados e assistiram a um vídeo.
- Escrita final dos roteiros: após a etapa de coleta de dados, os grupos sistematizaram suas informações e escreveram o roteiro final do programa. Mais uma vez, os textos passaram pela minha avaliação.
- Gravação: com a ajuda de uma multiplicadora, as equipes gravaram os programas e a vinheta.
- Seleção de músicas: além do 5º ano B, outras turmas da escola sugeriram músicas. As selecionadas comporiam os programas.
- Edição: as gravações foram editadas com o programa Audacity.
- Publicação: após edição, os programas foram publicados no site Mixcloud.
- Divulgação: elaborou-se, coletivamente, um fôlder de divulgação da web rádio. Alguns estudantes foram selecionados para visitar as turmas e os demais espaços da escola (direção, cozinha, portaria, biblioteca...). Para realizar a divulgação da web rádio e entregar os fôlderes. O mesmo material impresso foi entregue, posteriormente, por mim, aos pais, durante o Conselho Pedagógico.
- Inauguração: após a publicação, a escola se reuniu para ouvir no pátio a "Rádio RM" (nome escolhido).
- A rádio em ação: após a inauguração, a rádio ficou disponível para acessos. E semanalmente, passou a haver a transmissão de um programa no pátio da escola, sempre às quintas-feiras, às 14h30.
- Culminância: aconteceu durante "Mostra Artístico Literária", em novembro de 2017, com uma transmissão ao vivo. A rádio continuou a veicular novos programas após este momento de culminância do tema anual.
Dica!
A criação de uma web rádio pode ser feita por qualquer professor, pois a plataforma "Mixcloud" é gratuita e ilimitada para a hospedagem de material de web rádios e podcasts, entre outros trabalhos de áudios. Para hospedar seu trabalho na plataforma, basta realizar um cadastro.
O acesso para ouvir os programas postados é livre.
Para criar a web rádio, é preciso dominar alguns conhecimentos, como gravar áudios, usar algum programa de edição e criar vinhetas.
A web rádio contribui diretamente no trabalho de escrita e leitura, pois realiza constantes produções escritas e revisões destas.