"A dinâmica social contemporânea nacional e internacional, marcada especialmente pelas rápidas transformações decorrentes do desenvolvimento tecnológico, impõe desafios ao Ensino Médio. Para atender às necessidades de formação geral, indispensáveis ao exercício da cidadania e à inserção no mundo do trabalho, e responder à diversidade de expectativas dos jovens quanto à sua formação, a escola que acolhe as juventudes tem de estar comprometida com a educação integral dos estudantes e com a construção de seu projeto de vida." (BNCC, 2018, p. 464)

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Pesquisadores em ação: da escola para o mundo

Competência 3 | Competência 7
Área(s): Linguagens; Ciências da Natureza.

Esta prática procurou promover a compreensão da importância da pesquisa para a transformação da sociedade, inserir um conceito de pesquisa científica aprimorado para a sala de aula e que permitisse a produção, pelos alunos, de artigos científicos, além de trabalhar a oralidade em apresentações acadêmicas.

Quando: Em qualquer momento do curso.
Materiais:
  • livro "Pesquisa na Escola: o que é e como se faz", de Marcos Bagno;
  • filme "Opostos", de Edgar Luz.

Competências específicas: LGG – Competência 3; Competência 7
Habilidades trabalhadas: EM13LP28; EM13LP30; EM13LP34;
Professor(a) responsável: Kathia Maria Barros Leite.
Escola: Instituto Federal de Alagoas (IFAL), São Miguel dos Campos (AL).

O que é:

Tratou-se de atividade em sala de aula criada para destacar a importância da escrita e da pesquisa como subsídio para a transformação cultural e social.

Como fazer:

Esta experiência, que pode ser aplicada em qualquer turma do Ensino Médio e do pós-Médio, é uma prática muito comum nas aulas de Língua Portuguesa. O que eu fiz foi levar para a classe personagens reais, pesquisas reais.

Este projeto pode ser aplicado como trabalho interdisciplinar e em qualquer disciplina.






Na primeira etapa, apresentei o assunto pesquisa. Para isso, utilizei o livro "Pesquisa na escola: o que é, como se Faz", de Marcos Bagno. A partir da leitura do capítulo “O Fio de Ariadne”, muitos alunos viram a importância de se fomentar a pesquisa escolar.

Após a leitura do livro, focamos nas atividades audiovisuais, fazendo uma sessão do filme "Opostos", que serviu de base para que fizéssemos uma resenha científica.

A segunda etapa foi a do planejamento do pré-projeto de pesquisa. Iniciei o trabalho apresentando as definições de pesquisa qualitativa e quantitativa. Mostrei aos alunos que as duas modalidades de pesquisa têm importâncias singulares, e que elas não se excluem do processo de elaboração do texto. Ao contrário, juntam-se a ele e possibilitam a triangulação dos dados.

Após a escolha dos temas, começamos a pensar na coleta de dados e na metodologia da pesquisa.

Para facilitar a compreensão da atividade propus o seguinte exercício:

Responda as perguntas abaixo:

a) Pergunta/problema que se quer resolver ou responder (o que pesquisar?).
b) Provável título do artigo a ser elaborado.
c) Autor (quem pesquisa?).
d) Escreva uma pequena introdução (delimitação do tema e do problema).
e) Faça uma pequena revisão bibliográfica, ou seja, procure e leia o que há escrito em livros, artigos, sites, jornais, trabalhos acadêmicos etc. sobre o assunto que deseja escrever. Não há nada escrito sobre o assunto que escolheu? Mude de tema.
f) Tente fazer uma pequena referência (transcrição) dos documentos pesquisados.
g) Escreva um objetivo geral e um objetivo específico (Para que pesquisar? Quero atingir quais objetivos com minha pesquisa?).

  • Objetivo geral:
  • Objetivo específico

h) Defina os métodos que precisará utilizar para obter as respostas de sua pergunta/problema (como fazer minha pesquisa para obter o resultado esperado?)
i) Faça um cronograma de atividades. Você vai determinar seus prazos, coordenando de forma inteligente sua vida profissional, pessoal e acadêmica de forma a cumprir o prazo de entrega do Artigo Científico.
j) Entrega do artigo.

 

Na terceira etapa, o desafio maior foi o de elaboração do artigo acadêmico, que teve como referências a atividade realizada em sala e as informações coletadas pelos alunos. Em primeiro lugar, trabalhamos partes do texto, isoladamente. Em seguida propus a junção dos trechos.

A quarta etapa foi marcada pela avaliação. Considerei o processo de escrita um sucesso, pois os alunos escreveram textos importantíssimos para a reflexão social. Alguns o fizeram com muitas dificuldades, outros necessitaram de menos esforço.

A avaliação levou em consideração a adequação ao gênero, a busca pela organização, a progressão temática das ações de pesquisa e sua relevância para a sociedade.

Por fim, escolhi os melhores artigos e trabalhos para que fossem inscritos em feiras escolares.

Dica!

O projeto possibilita uma permanência do aluno na escola e busca a verticalização nos estudos, mostrando aos alunos que vale a pena estudarem e se desenvolverem como seres humanos, integrando-se ao ambiente escolar e social.