"A dinâmica social contemporânea nacional e internacional, marcada especialmente pelas rápidas transformações decorrentes do desenvolvimento tecnológico, impõe desafios ao Ensino Médio. Para atender às necessidades de formação geral, indispensáveis ao exercício da cidadania e à inserção no mundo do trabalho, e responder à diversidade de expectativas dos jovens quanto à sua formação, a escola que acolhe as juventudes tem de estar comprometida com a educação integral dos estudantes e com a construção de seu projeto de vida." (BNCC, 2018, p. 464)

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Nas rodas do saber: uma prática inovadora no desenvolvimento do gosto pela leitura

LGG - Competência 1 | Competência 3 | Competência 6 | Competência 7

Área(s): Linguagens.

Promover o hábito da leitura nos alunos, bem como o gosto pela literatura por meio das tecnologias de informação e comunicação.

Quando:

Durante o ano escolar.

Materiais:
  • carrinho de supermercado;
  • livros;
  • celular;
  • materiais de artes plásticas;
  • projetor de vídeo.
Competências específicas:

LGG – Competência 1; Competência 3; Competência 6; Competência 7

Habilidades trabalhadas:

EM13LP46; EM13LP47; EM13LP52; EM13LP54; EM13LGG603

Professor(a) responsável:

Martos Silveira.

Escola:

E.E.B. Prof. Maria Amalia Cardoso, Governador Celso Ramos (SC).

O que é:

O Projeto “Nas rodas do saber” teve como proposta principal mostrar que o uso das novas tecnologias pode transformar um conteúdo, no caso, a literatura, num processo dinâmico e criativo, com a leitura se tornando a base para o desenvolvimento de produções visuais, os curta-metragens.

Todo o trabalho, desde a criação dos roteiros até a produção final, envolveu a tecnologia disponível nos celulares dos próprios estudantes e outras existentes na escola.

O projeto também teve a particiipação de mais disciplinas. Por exemplo, na elaboração dos efeitos especiais, usamos os conceitos de Física e Química. Já Filosofia e Sociologia colaboraram na reflexão das questões trazidas pelas obras literárias.

O projeto teve início com a circulação do carrinho, aulas de leitura e a escolha das obras literárias. Passou pela apresentação de resenhas, seminários e avançou até a elaboração dos roteiros para curtas-metragens, ao longo do primeiro bimestre.

A etapa das filmagens seguiu por mais dois bimestres, bem como a elaboração dos painéis de artes para a realização do "Sarau de Poesia".

O projeto foi desenvolvido em 2017 e 2018. As ações foram planejadas em consonância com a equipe pedagógica da escola.

Em 2018, foram incorporadas ao projeto alterações sugeridas no ano anterior, como a inserção de obras da literatura contemporânea, contemplando a interdisciplinaridade com Língua Inglesa, além de contos populares brasileiros.

Na edição de 2018, tivemos algumas inovações como visita às universidades que têm curso de mídias, visita ao Museu de Literatura e criação de painel de exposições dos seminários realizados nas salas de aula.

Como fazer:

Os livros do nosso carrinho foram selecionados a partir do programa curricular de Português. Incluíram obras relacionadas ao Realismo, ao Romantismo, ao Modernismo etc. No projeto, uma vez por semana, os estudantes escolheram uma obra e a levaram para casa.

Depois, apresentaram-na à turma, informalmente, numa roda de leitura. Foi realizada ainda uma apresentação por bimestre, proporcionando, assim, desinibição e o exercício da comunicação.

Os participantes tiveram de elaborar uma resenha. Os trabalhos foram apresentados por meio de um projetor de vídeo.

Durante a realização do projeto, sempre estivemos abertos a ouvir as propostas dos estudantes, tanto de sugestão de obras como de uso de recursos de multimídia para as apresentações dos trabalhos.  

Dentre essas propostas, um estudante do 3º ano sugeriu, por exemplo, que os curtas-metragens fossem produzidos com seus recursos de mídia disponíveis. Assim, durante os dois bimestres, os alunos produziram os curtas usando celulares, aplicativos e mídias alternativas.

Os jurados tiveram um mês para analisar os trabalhos e, no último bimestre, foi feita a apresentação final para toda a comunidade escolar na "Noite do Oscar".

Foram produzidos curtas das obras "Jeca Tatu", "A Hora da Estrela", "Escrava Isaura", "Clarissa", "O Pagador de Promessas", "Helena", "Capitães de Areia, "Triste Fim de Policarpo Quaresma" e "O Tempo e o Vento".

Os estudantes viajaram no mundo da pesquisa. Buscaram trilhas sonoras, procuraram novos sons, assistiram aos filmes produzidos sobre os temas escolhidos, criaram efeitos especiais, elaboraram seus próprios figurinos, pesquisaram sobre a realidade do lugar em que vivem. Enfim, fizeram um trabalho surpreendente, com muita criatividade e inovação.

Tivemos também o "Sarau de Literatura", que antecedeu à "Noite do Oscar". No sarau, houve a integração dos temas das disciplinas Matemática, Sociologia, Filosofia e Artes. Um desses temas foi a violência contra a mulher e o preconceito de raças.

Os curtas foram exibidos para os pais, em sessões exclusivas, e também para os estudantes das outras turmas.

Realizada no fim do ano, a "Noite do Óscar" foi um evento fantástico. Nela, foram premiados os melhores curtas, em dez categorias. As produções foram divulgadas no YouTube, no Facebook e no blog da escola. 

O projeto alcançou o objetivo proposto. Mais do que ser mostrada como um conteúdo, a literatura foi trabalhada como algo prático, por meio da inovação tecnológica, gerando uma ação pedagógica atual e interdisciplinar. A criatividade dos trabalhos trouxe o novo, sem dispensar a essência da literatura brasileira.

Desenvolver o gosto pela leitura e pela literatura nos adolescentes de hoje é um enorme desafio, pois o mundo da tecnologia digital é muito sedutor.

Em grande parte do tempo, os estudantes ficam conectados em jogos, redes sociais etc. Cabe a nós, profissionais da educação, despertá-los para uma compreensão maior da importância de usar bem os recursos tecnológicos em favor da ampliação dos conhecimentos, e não somente como um meio de entretenimento.