"A BNCC do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, ao valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil. Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos. Nesse período da vida, as crianças estão vivendo mudanças importantes em seu processo de desenvolvimento que repercutem em suas relações consigo mesmas, com os outros e com o mundo." (BNCC, 2018, p. 58)

Podcast

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"Gincana Educativa IDEB 2017"

Área(s): Linguagens.

Propiciar, por meio da informação, orientação, criação e diversão, a elaboração de um raciocínio crítico e o desenvolvimento da consciência corporal, usando o espírito competitivo, sempre dentro dos padrões éticos e morais, fomentando a solidariedade e os cuidados com o ambiente escolar. Além disso, estimular e facilitar a aprendizagem de modo interdisciplinar, relacionando os conteúdos da Educação Física com os conteúdos de outras disciplinas para melhorar a aprendizagem e levar dinâmica ao ensino.

Componente(s) curricular(es) envolvido(s):

Educação Física.

Quando:

No decorrer do ano letivo.

Materiais:

Materiais próprios da disciplina de Educação Física e das demais disciplinas envolvidas no processo.

Habilidades trabalhadas:

EF35EF01; EF35EF02; EF35EF03; EF35EF04;

Professor(a) responsável:

Anice Almeida do Nascimento.

Escola:

EMEF Vinicius de Moraes, Lucas do Rio Verde (MT).

O que é:

Essa gincana foi elaborada como estratégia para estimular e melhorar a aprendizagem dos alunos. A gincana é um recurso que pode fazer inter-relação com as outras disciplinas, pois se adequa a qualquer tema ou estudo.

Como fazer:

A gincana consistiu em atividades competitivas entre equipes mistas do 5° ano (matutino e vespertino). A atividade foi desenvolvida em três sextas-feiras durante o período de aulas.

As tarefas foram formuladas para promover os princípios de convivência, a valorização da escola, a participação dos segmentos escolares, as aprendizagens e a fixação dos conteúdos estudados em sala de aula.

Ficaram a critério dos professores regentes e da coordenadora da turma a análise e a escolha dos conteúdos e alunos que participariam de cada prova, buscando sempre valorizar o potencial individual nas atividades.

Cada prova teve uma questão de múltiplas escolhas (entre respostas A, B, C e D) que tinha o valor de dez pontos caso a equipe respondesse corretamente. Provas extras foram julgadas pelos coordenadores, gestores e pela equipe de apoio.

O projeto também teve como objetivo melhorar a concentração dos alunos, a capacidade interpretativa, a socialização e também melhorar a capacidade de resolução lógico-matemática.

Os conteúdos elencados buscaram desenvolver a interdisciplinaridade de maneira mais lúdica. As tarefas para os alunos foram as seguintes:

Ler e interpretar os gêneros textuais elencados na Proposta Pedagógica como, "Trava-línguas" e desafios.

  • Participar de situações de intercâmbio oral do cotidiano escolar, ouvindo com atenção, formulando e respondendo perguntas, explicando, compreendendo, contribuindo com opiniões e novas informações sobre o assunto tratado e argumentando e contra-argumentando. 
  • Ler e compreender, com autonomia, textos de diversos gêneros reconhecendo os contextos sociais de uso e coordenando as estratégias de decodificação com as de antecipação, inferência e verificação, para resolução de dúvidas na compreensão. 
  • Ler em voz alta com fluência em diferentes situações.
  • Produzir textos de diferentes gêneros com autonomia, considerando as características do gênero, os aspectos sociocomunicativos, as finalidades da escrita e o contexto de produção. 
  • Revisar os próprios textos, considerando coerência, coesão e ortografia. 
  • Utilizar adequadamente as letras maiúsculas e os sinais de pontuação, fazendo uso das regularidades e irregularidades ortográficas, bem como da concordância nominal e verbal. As provas foram feitas na forma de perguntas e respostas, com a participação de todos os alunos da turma.

O tempo de cada atividade foi cronometrado. Ao final, foram marcados pontos para a equipe que obteve mais respostas certas ou teve seus desafios mais adiantados ou terminados antes da outra equipe.

Foram desenvolvidas algumas estratégias para gerar o interesse dos alunos antes da gincana. Os professores anunciaram a gincana e solicitaram aos alunos que criassem cartazes, pompons, balões e grito de guerra. Tudo foi produzido na aula de Arte estimulando os alunos a cooperarem entre eles. 

  • 1° Dia

    • Corrida com revezamento de bastão;
    • Estouro de bexiga (com os pés);
    • Corrida do ovo;
    • Mistura de calçados;
    • Grito de guerra (prova extra).
  • 2° Dia

    • Corrida do saco;
    • Dança da cadeira;
    • Corrida das letrinhas;
    • Chute a gol;
    • Prova do livro ou gibis (prova extra).
  • 3° Dia

    • Corrida com túnel humano;
    • Pinobol;
    • Estouro de balão no corpo;
    • Arremesso do basquete;
    • Operações matemáticas (prova extra);
    • Provas extras: cantar o Hino Nacional, paródias, redação, mímicas, teatro, perguntas e respostas, soletração, presença dos pais nas reuniões, presença no desfile.

As gincanas envolveram habilidades e capacidades físicas, noções de valores e respeito, cooperação, companheirismo e socialização, qualidades que são imprescindíveis para a formação de cada aluno como pessoa no contexto social.

Toda semana, as crianças vinham fazer várias perguntas sobre como seriam as provas seguintes. Todas queriam estudar o conteúdo antes de cada etapa.

A avaliação foi feita durante as observações de todas as atividades (brincadeiras) e provas teóricas. Levei em conta participação, comportamento, desempenho, interação e socialização com colegas e professores, melhora no rendimento escolar e avaliação dos pontos positivos e negativos.  Houve ainda um feedback ao final da gincana.

Os meios utilizados para a avaliação da aprendizagem foram: tarefas contextualizadas (que levaram os alunos a estabelecerem relações para solucioná-las) e resolução de problemas complexos (com aplicação dos conhecimentos veiculados pelos conteúdos curriculares).

Todas as etapas do trabalho alcançaram seus objetivos. Acredito que, por meio da gincana, os alunos tiveram mais incentivo para aprender.

Percebi que eles se sentiram estimulados a buscar, a cada semana, mais conhecimento, acerto nas atividades e acúmulo de pontos.

Todas as turmas criaram seu grito de guerra, suas faixas e seus balões. Foi muito lindo ver a alegria dos alunos com a gincana.

Nela, aprenderam a desenvolver o espírito de equipe, aprenderam a ajudar e a torcer. Isso tudo refletiu na aprendizagem de cada um e nos índices apresentados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) de 2017.