"A dinâmica social contemporânea nacional e internacional, marcada especialmente pelas rápidas transformações decorrentes do desenvolvimento tecnológico, impõe desafios ao Ensino Médio. Para atender às necessidades de formação geral, indispensáveis ao exercício da cidadania e à inserção no mundo do trabalho, e responder à diversidade de expectativas dos jovens quanto à sua formação, a escola que acolhe as juventudes tem de estar comprometida com a educação integral dos estudantes e com a construção de seu projeto de vida." (BNCC, 2018, p. 464)

Podcast

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Teatro na Escola: a invenção do rádio atribuída ao padre brasileiro Landell de Moura

Competência 1 | Competência 2 | Competência 3 | Competência 6
Área(s): Linguagens; Ciências Humanas e Sociais.

Esta prática tem como objetivo compreender o contexto histórico da construção da ciência, valorizar a cultura científica nacional e divulgar e popularizar a ciência.

Quando: No decorrer do ano letivo.
Materiais:
  • livros;
  • materiais de pesquisa em geral;
  • Power Point.
Competências específicas: CHS – Competência 1; LGG – Competência 2; Competência 3; Competência 6
Habilidades trabalhadas: EM13CHS101; EM13CHS103; EM13LGG201; EM13LGG202; EM13LGG301; EM13LGG603
Professor(a) responsável: Edmundo Rodrigues Junior.
Escola: Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Campus Cachoeiro de Itapemirim (ES).

O que é:

Propus aos alunos a encenação dos bastidores que levaram à invenção do rádio, atribuída ao padre e cientista brasileiro Roberto Landell de Moura, no final do século XIX.

Como fazer:

Esta sequência didática foi aplicada aos alunos no período de fevereiro a maio de 2018, totalizando 30 horas (dez aulas presenciais de três horas cada uma). Os encontros aconteceram na escola, às quintas-feiras, das 14 horas às 17 horas, no contraturno.

O curso de Ensino Médio da escola é integrado aos cursos técnicos de Informática ou Eletromecânica e tem duração de quatro anos.

  • Aula 1 (conhecendo o episódio histórico):

    Nesta aula, os alunos conheceram a biografia do padre e cientista brasileiro Roberto Landell de Moura. Os materiais selecionados priorizaram os aspectos sociais, políticos e econômicos que envolveram a construção das experiências do padre. A leitura do texto foi sugestão do professor de História da escola.

  • Aula 2 (conhecendo o episódio histórico):

    Apresentamos em PowerPoint aspectos complementares da biografia de Landell. O material selecionado priorizou detalhes da construção de seus experimentos, como as imagens das suas patentes e informações sobre os componentes eletrônicos usados para a transmissão da voz humana sem fio.

  • Aula 3 (elaboração do roteiro de teatro com a ajuda do professor de Arte da escola):

    Após conversa com o professor de Arte e com os alunos, decidimos elaborar um roteiro de peça teatral que priorizasse os conteúdos analisados na Aula 1, cujos temas tinham bom potencial para uma encenação, como a quebra dos equipamentos de Landell pela Igreja Católica.

  • Aulas 4 e 5 (elaboração das cenas e escolhas dos figurinos):

    Nessas duas aulas, os alunos elaboraram as cenas e escolheram os figurinos da peça. Os professores de História e de Arte emprestaram as roupas de padre, e os próprios alunos trouxeram outras peças e acessórios.

    Essas aulas presenciais não foram suficientes para a elaboração de todas as falas, por causa da quantidade de detalhes da encenação. Sugerimos aos alunos que se organizassem em pequenos grupos. Cada um dos grupos ficaria responsável por uma cena.

    O arquivo com a definição das cenas foi enviado por WhatsApp, e, na aula seguinte, foram definidos os personagens e feitos alguns ajustes nas cenas.

  • Aula 6 (definição dos personagens e ajustes nas cenas):

    Os próprios alunos foram os atores. Representaram os seguintes papéis: o padre Landell, mulheres rezando na igreja, Rodrigues Alves (presidente do Brasil à época); padres, um coroinha e um funcionário do registro de patentes dos Estados Unidos

  • Aulas 7 e 8 (gravação das cenas em vídeo):

    Para dar mais credibilidade à peça de teatro, em vez de usarmos um cenário pronto, optamos por gravar algumas cenas em locais distintos. As gravações aconteceram numa igreja da cidade, no auditório da escola e numa sala de aula.

  • Aula 9 (apresentação das cenas gravadas):

    Nessa aula, os alunos apresentaram as cenas gravadas e conversamos sobre algumas melhorias na edição do vídeo.

  • Aula 10 (avaliação):

    Com o objetivo de verificar a aprendizagem, após a apresentação dos vídeos gravados, os alunos responderam a quatro questões sobre áreas de interesse no estudo e sobre a encenação da biografia de Landell, com ênfase na relevância do episódio histórico para o conhecimento científico, na eficácia daquela encenação para a divulgação e popularização da ciência e no aprendizado proporcionado pela experiência.

A experiência deste projeto pode ser replicada não somente por professores que vivem em realidades similares, mas também por aqueles que lecionam com outros públicos e outros contextos.

A dificuldade maior é o tempo para planejar e executar a encenação teatral durante o ano letivo convencional. Sugerimos desenvolver as atividades no contraturno dos alunos.

Clique aqui para ler a versão final das cenas elaboradas e apresentadas pelos alunos: