"A dinâmica social contemporânea nacional e internacional, marcada especialmente pelas rápidas transformações decorrentes do desenvolvimento tecnológico, impõe desafios ao Ensino Médio. Para atender às necessidades de formação geral, indispensáveis ao exercício da cidadania e à inserção no mundo do trabalho, e responder à diversidade de expectativas dos jovens quanto à sua formação, a escola que acolhe as juventudes tem de estar comprometida com a educação integral dos estudantes e com a construção de seu projeto de vida." (BNCC, 2018, p. 464)

Podcast

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Geração@.com Atitudes

Competência 1
Área(s): Linguagens; Ciências Humanas e Sociais.

Esta prática se propôs a discutir e refletir sobre cidadania, democracia, leis, poderes constituídos, funções do Executivo, do Legislativo e do Judiciário, voto, entre outros temas, a fim de despertar o interesse dos alunos pelas questões nacionais e elaborar um projeto de lei para o município.

Quando:
Sem período específico.

Materiais:
  • artigos e textos de educação, mídias e tecnologias;
  • livros de educação, mídias e tecnologias;
  • Constituição Federal.
Competências específicas:
LGG – Competência 1
CHS – Competência 1

Habilidades trabalhadas:
EM13LP02; EM13LP03; EM13LP23; EM13LP49; EM13CHS101;
Professor(a) responsável:
Vera Beatriz Hoff Pagnussatti.

Escola:
Colégio Estadual Eron Domingues, Marechal Cândido Rondon (PR).

O que é:

O “Projeto Geração@.com Atitudes” foi desenvolvido com quatro turmas de 3° série do Ensino Médio – duas em 2017 e duas em 2018 – na disciplina de Língua Portuguesa. Foi um trabalho que incluiu também as disciplinas de História e Sociologia.

O projeto foi pensado a partir da constatação do descaso e do desinteresse dos jovens em relação à política.Muitos jovens pensam que política é sinônimo de partido político, abominam quase tudo relacionado ao tema, comentam e compartilham, nas redes sociais, posts sem o mínimo de senso crítico, desconhecendo, por exemplo, a importância e a função dos três poderes.

E, principalmente, não se dão conta da necessidade da participação de todos na vida política e nas decisões.

Como já mencionado, nossa maior dificuldade é incentivar os alunos para que ampliem seus horizontes sobre as questões políticas e sejam participantes das decisões.

Como trabalhar a cidadania de forma plena? Quais práticas desenvolver que levem à educação para a democracia? Como formar cidadãos ativos, participantes, que saibam julgar e escolher?

A partir de indagações desse tipo, busquei fontes, subsídios e dinâmicas para motivar meus alunos.

Salientei, logo no início dos períodos letivos, que somente pela política é possível construir e manter a cidadania e a democracia.

Debatemos sobre a nossa realidade, de professores e alunos de escola pública, e a função da escola como instrumento de persuasão e esclarecimento. Discutimos também que tudo é fruto de decisões políticas, pois nada acontece sem o envolvimento político.

Nas conversas, citei, como exemplo, uma frase de Platão:

 “O castigo dos bons que não fazem política é ser governados pelos maus”

Como fazer:

A partir da temática escolhida, selecionamos alguns conteúdos.

  • Gêneros discursivos: contos, poemas, cartas do leitor, charges, cartoons, leis, projetos de leis, artigos de opinião, reportagens e comentários críticos.
  • Esferas de circulação: política, midiática, jurídica, literária, escolar e cotidiana, perpassando pela leitura, oralidade, escrita e análise linguística, conforme as necessidades coletivas e individuais.            

Definimos também as expectativas de aprendizagem, que, em termos concretos, envolviam muitas tarefas. Destaques:

  • escrever com clareza, coesão e coerência, utilizando as normas ortográficas e de acentuação, os conectores e os articuladores textuais e afins;
  • expressar e registrar suas ideias com propriedade, argumentação e objetividade;
  • reconhecer os efeitos de sentido decorrentes do tratamento estético do texto literário;
  • identificar as condições de produção do gênero, trabalhando enunciador, interlocutor, finalidade, época, suporte;
  • reconhecer as diferenças entre textos que tratam do mesmo tema em função do leitor-alvo, da ideologia, da época em que foram produzidos e de suas intenções comunicativas;
  • explorar as temáticas e especificidades das produções do ENEM;
  • analisar propostas de diferentes vestibulares e gêneros mais solicitados nos vestibulares;
  • desenvolver o senso crítico e utilizar com responsabilidade os diferentes aparatos tecnológicos e as redes sociais, de forma colaborativa e ética.

Fiz um diagnóstico com questões pertinentes aos objetivos já elencados. Ficou claro que o desafio era grande.

Os alunos envolvidos no projeto – que durou cinco meses, em 2017, e também cinco, em 2018 – foram bastante ativos quando instigados, desafiados e lembrados de que precisavam dominar diferentes gêneros discursivos.

Desenvolvimento das atividades:

Etapa 1 – Problematização e Sensibilização:

Logo nas primeiras aulas, instiguei os alunos para que pensassem sobre as seguintes questões:

"O que é ser jovem nos dias de hoje? Quais suas aspirações, seus sonhos, seus medos, suas inquietações, cobranças, conflitos e desafios?

"O que eles esperam do ‘mundo’, e o que o ‘mundo’ espera deles?”.

Conversamos sobre a postura do jovem hoje, sobre as enxurradas de informações a que são submetidos diariamente pelas mais diferentes mídias sociais, pela família, pela escola, pela comunidade.

Lancei, então, as perguntas:

"O que é ter atitude?"

"Como dar respostas aos problemas que surgem?"

"Como participar ativamente como alguém que muda o que está errado?"

 E foi a partir das respostas que idealizamos o projeto “Geração@.com Atitudes”.

Além dessas questões, propus também outras perguntas:

"Quem gosta de política?"

 "O que entendemos por política?"

Como previa, alguns poucos, timidamente, manifestaram-se. Os demais responderam que não gostavam de política, pois “todos os políticos são corruptos”, “os partidos não valorizam o povo”, em suma, a reprodução de um discurso cristalizado e arraigado na família e na sociedade.

Expliquei para as turmas envolvidas que, juntos, construiríamos o projeto e que, depois de pesquisas, leituras, debates, análises e produções, teríamos exploração e a participação deles no programa "Parlamento Jovem Brasileiro".

O projeto seria construído tendo como objetivo/foco principal instigá-los a conhecer a política de forma mais abrangente, começando pela municipal.

Salientei que utilizaríamos as mídias sociais, trabalharíamos com diferentes aparatos tecnológicos, faríamos grupos individualizados no Facebook (para agilizar as pesquisas e troca de informações) e atuaríamos de forma colaborativa e interdisciplinar.

Na sequência, informei que utilizaríamos metodologias diferenciadas e inovadoras, compatíveis com as exigências da sociedade do conhecimento, e sempre a partir de pesquisas. 

Etapa 2 – Sequência Didática e Encaminhamentos Metodológicos:

Solicitei aos alunos que pesquisassem em casa uma definição e a função do gênero "Mito". Discutimos a partir das informações coletadas e recordamos alguns mitos estudados em anos anteriores.

Alguns lembraram do mito envolvendo Teseu e Procusto, e que trata da questão da não aceitação das diferenças entre os cidadãos.

Li sobre o "Mito da Caverna", de Platão. Disponibilizei o texto nos grupos de Facebook. Alguns alunos já o conheciam, e debatemos sobre as possíveis "leituras" daquele texto, tão antigo e atual ao mesmo tempo.

Comentei que o indivíduo que consegue se “libertar das correntes” e vivenciar o mundo exterior é aquele que vai além do pensamento comum, criticando e questionando a sua realidade. Instiguei-os sobre a necessidade de “sairmos da caverna”, de “quebrarmos as correntes”.

Na sequência, pedi que discutissem, para posterior plenária, sobre “as cavernas contemporâneas”. Fiz isso porque muitas vezes não saímos da "zona de conforto" ou nos negamos a enxergar um mundo além daquele com o qual estamos acostumados.

Pergunte ainda sobre o que pensavam a respeito do papel da escola pública como instrumento de socialização, de espaço de cidadania e de democracia. Os debates e os registros sobre o assunto foram satisfatórios, com argumentos e exemplos a partir da interpretação do texto.

Como segunda atividade, apresentei aos alunos o poema “Analfabeto Político”, de Bertold Brecht, e o artigo “O Analfabeto Midiático”, de Celso Vicenzi. Após a leitura, analisamos a correlação/intertextualidade entre eles, as ideias presentes no artigo retiradas do poema e os argumentos utilizados para evidenciar a temática mídia x analfabetismo.

Discorremos sobre postagens e compartilhamentos em redes sociais, totalmente infundadas ou desconectadas da realidade e da história.

Debatemos também sobre as fake news. Os alunos entenderam a importância de se tomar cuidado ao compartilhar ou comentar posts, sob pena de responsabilização judicial ou mesmo ridicularização.

Pesquisamos sobre os crimes virtuais e as mudanças no Código Penal sobre os referidos crimes.

Disponibilizei para discussão uma reportagem sobre a dificuldade de se classificar as gerações. Apresentei uma tabela com características, gostos, músicas, diversões, sonhos de cada geração, desde 1900. Os próprios alunos discutiram sobre sua geração e a questão da política.

Como um dos gêneros textuais solicitados no Vestibular da Universidade Estadual do Oeste do Paraná havia sido a "Carta do Leitor", mostrei aos alunos um artigo sobre analfabetismo midiático para que estudássemos a especificidade daquele gênero.

Apresentei também algumas cartas de leitores. Como tarefa eles produziram uma carta como resposta à leitura do artigo.

Os textos foram corrigidos e avaliados conforme os critérios existentes no "Manual do Candidato".

Exibi na classe o conto “O Dicionário”, de Machado de Assis, que trata da questão poder x povo.

Ouvimos o conto e realizamos uma leitura comentada, observando os personagens, o conflito, o enredo, o papel e os desmandos do rei, os decretos em benefício próprio, a passividade do povo diante das arbitrariedades, os bajuladores etc. Analisamos ainda a linguagem ímpar de Machado de Assis no início do conto:

 “Era uma vez um tanoeiro, demagogo, chamado Bernardino, o qual em cosmografia professava a opinião de que este mundo é um imenso tonel de marmelada, e em política pedia o trono para a multidão”.

Muitas indagações vieram à tona, como as sobre o termo demagogia/demagogo. Os alunos buscaram na internet algumas definições.

Como produção escrita, realizaram um quadro comparativo entre o texto literário em estudo e a realidade política do país.

Na sequência, as conclusões foram expostas, tendo como argumentos de sustentação exemplos de leis que haviam sido aprovadas, na visão dos alunos, por interesse dos legisladores.

Retomamos o conteúdo estudado no 2ª série sobre política e ética. Como atividade complementar, os alunos pesquisaram algumas leis consideradas “ridículas” ou estranhas.

Entre elas, apareceram as leis “Pare de tomar a pílula”; “Proibição do Comércio, por Ambulantes, de Revistas Pornográficas”; “Aeroporto para Alienígenas” etc.

Na sequência, os alunos realizaram uma pesquisa sobre os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e sobre leis. Nesse trabalho, consideraram as seguintes questões:

"Qual a função de cada poder?"

"Como são organizados nas três esferas: municipal, estadual e federal?"

"O que são leis? Como são aprovadas?"

"Qual é o papel do Senado Federal? Quantos senadores temos no país? Quantos temos em cada estado? Como é feita a troca de senadores?"

"Qual a importância do voto?"

"Que projetos de leis estão em vigência e que, de certa forma, amparam/auxiliam o aluno da escola pública?"

Naquele momento, a participação da professora de História foi muito significativa, pois complementou as discussões.

Para este tema, escolhi o artigo de opinião da revista Veja “Cotas, o Justo e o Injusto”, de Lia Luft. Ele tratava da questão das cotas para alunos oriundos das escolas públicas e para negros.

Examinamos a Lei nº 3627/2004, que instituiu o “Sistema Especial de Reserva de Vagas para estudantes egressos de escolas públicas, em especial negros e indígenas, nas instituições públicas federais de educação superior”

Analisamos o artigo de opinião também em relação às especificidades do gênero discursivo, com ênfase na argumentação da autora.

Os alunos fizeram uma ampla interpretação a respeito do assunto. Muitas foram as discussões, com boas argumentações (contra e a favor) sobre as cotas atuais.

Todos foram unânimes, contudo, quanto a necessidade de uma educação de qualidade, para que o preconceito gerado pelas cotas seja extinto.

Os alunos começaram a entender melhor o que é um projeto de lei e a importância de conhecer os meandros da política.

Instiguei para que buscassem mais subsídios sobre como estavam as discussões a respeito do projeto de lei “Escola sem Partido” – proposta para que as escolas não ofertem disciplinas com o conteúdo de “gênero" ou “orientação sexual” e para que os temas educação sexual, educação moral e educação religiosa fiquem a cargo da família e não das instituições de ensino.

Para instigar o debate, usamos uma reportagem da revista "Nova Escola" (“Escola sem Partido: menor do que parece”) e também um artigo utilizado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná no vestibular de 2016.

Os alunos pesquisaram formas de introdução, desenvolvimento e conclusão de um artigo. Complementei a pesquisa com exemplos e soluções.

Nessa etapa, comecei indagando:

"O que é um projeto de lei?"

"Quais já foram comentados aqui?"

"Como organizar uma ementa ou uma emenda?"

"Qual a diferença entre elas?"

"O que são artigos que esmiúçam uma ementa ou emenda e quais as suas especificidades? Que linguagem utilizar?"

Para fundamentação teórica, recorri ao próprio material disponibilizado aos professores pela Câmara dos Deputados.

Sabia dos desafios que teríamos para a criação de projetos de lei. Dei aos alunos alguns dias para que conversassem com suas famílias sobre os problemas cotidianos (do bairro, da cidade, do estado, do país etc).

Convidei uma ex-aluna, classificada ao "Parlamento Jovem", programa da Câmara dos Deputados, para que comentasse sobre sua experiência e sobre o projeto de lei de sua autoria.

Na sequência, trouxe dois projetos de lei, elaborados por outros dois alunos do colégio selecionados para o Parlamento Jovem.

Em seguida, cada participante, em sala de aula, começou a esboçar seu projeto.

Foram momentos de dúvidas, troca de ideias, discussões e pesquisas. Algumas aulas foram disponibilizadas para essa atividade.

Como mediadora, fui corrigindo e analisando cada projeto, bem como sugerindo links e livros para que elaborassem uma justificativa coerente, com dados, argumentos e citações.

Expliquei aos alunos as diferentes competências exigidas, utilizando para isso o material disponibilizado pelo Exame Nacional do Ensiono Médio (ENEM) e exemplos de redações "Nota Mil."

Trouxe para a sala de aula simulados sobre homofobia e escassez de água. Discutimos os diferentes gêneros textuais. Os alunos optaram entre os dois temas. Os textos foram corrigidos conforme requisitos do ENEM.

Os alunos postaram seus projetos no grupo do Facebook da sala. Assim, todos puderam ler os conteúdos e fazer observações. Dois projetos foram eleitos. Eram os que tinham condições de concorrer na fase estadual do programa da Câmara dos Deputados.

Feito isso, criamos um grupo dos 20 alunos selecionados para a primeira fase.

A sequência didática, até o envio dos projetos de leis, durou cerca de cinco meses, envolvendo muitas pesquisas, discussões, produções, retomadas, correções, troca de ideias e desafios.

Em 2018, comecei a esmiuçar o tema "Fake News". Penso que a temática é pertinente pelo contexto social. Quero que meus alunos eleitores não sejam analfabetos políticos nem midiáticos, tampouco disseminadores de notícias falsas ou similares.

Ainda em 2018, retomamos o projeto coletivo sobre a água, elaborado em 2017.

Aprendizagem, pesquisa e avaliação

Concordo com a ideia de Cipriano Luckesi sobre as questões relacionadas ao processo aprendizagem e avaliação, quando sugere: "Proponho que as escolas invistam em uma prática pedagógica construtiva e paralelamente treinem para o vestibular com simulados como os feitos pelos cursinhos”.

Tenho adotado, em minhas práticas pedagógicas, a postura descrita pelo estudioso. Como docente, tenho a liberdade e o dever de criar e explorar diferentes metodologias, práticas pedagógicas construtivas e/ou dinâmicas, de acordo com as expectativas de aprendizagem traçadas, os objetivos elencados em consonância com o conteúdo estruturante e básico da disciplina e da série.

Ainda segundo Luckesi: “A avaliação é constituída de instrumentos de diagnóstico, que levam a uma intervenção visando à melhoria da aprendizagem... Avaliação não precisa ser por observação direta, mas por instrumentos como teste, questionário, redação, monografia, participação em uma tarefa, diálogo...”.

Neste contexto, utilizei diferentes instrumentos avaliativos durante todo o processo de ensino-aprendizagem. De forma geral, considerei como muito bom e envolvente todo o trabalho desenvolvido.

A sequência didática, construída de forma gradativa e contextualizada, foi bem fundamentada e bem planejada.

Há tempos, sabemos que a escola não é mais o único espaço de saberes e informações e que os professores não devem ser “transmissores”, mas sim mediadores e facilitadores.

A pesquisa como princípio pedagógico gera, sem dúvida, conhecimento durante o percurso e não somente na aula. Há tempos, sabemos que a escola não é mais o único espaço de saberes e informações e que os professores não devem ser “transmissores”, mas sim mediadores e facilitadores.

Dessa forma, o aluno se vê como alguém que tem a informação, torna-se responsável pela socialização das pesquisas e, consequentemente, constrói gradativamente o conhecimento ao buscar respostas para suas inquietações.

Ser pesquisador é, sem dúvida, um bom “ensaio” para o exercício da cidadania e a participação no processo democrático nos diferentes ambientes.

Muitas foram as atitudes desenvolvidas em cada etapa do projeto, entre elas, a responsabilidade com as pesquisas, o comprometimento com os resultados esperados, a tolerância com os colegas nos trabalhos de equipe, o respeito à diversidade de opiniões, senso de justiça, solidariedade e engajamento para socializar o que havia sido apreendido.

As estratégias metodológicas utilizadas propiciaram aos alunos vivenciarem todo o processo: a problematização inicial (ancorada em pesquisas individuais), a coleta de dados, a comparação de conteúdos (textos, músicas, vídeos etc.), a postagem em redes sociais, blogs e fanpages.

Tudo isso possibilitou um “conhecimento de mundo” e da organização política e histórica do Brasil.

Nas práticas pedagógicas priorizei as ações coletivas. Como exemplos, tivemos a organização de um projeto coletivo em nome do colégio, a participação em sessões da Câmara Municipal e em audiência pública com o prefeito e a organização e a socialização dos projetos de leis e a produção de postagens, comentários e compartilhamentos em redes sociais.  

As expectativas de aprendizagem traçadas no início do projeto foram contempladas de forma satisfatória.

Em relação à oralidade, os alunos apresentaram suas ideias com mais clareza e fluência, defendendo-as com argumentos coerentes e bem fundamentados. Foram objetivos em suas colocações, respeitando opiniões diferentes.

De forma gradativa, foram ampliando e aprimorando o repertório de vocábulos. Alguns alunos ainda demonstraram dificuldades com a dicção e a postura na oralidade.

No que diz respeito à leitura, houve um maior entendimento dos diferentes gêneros textuais, das esferas de circulação e funções e da ideia principal dos textos lidos. Percebi, em particular, um aprofundamento na compreensão sobre os gêneros literários solicitados por diferentes vestibulares.

Além disso, os alunos entenderam as diferenças entre o uso de palavras/expressões conotativas e regionalismos, bem como o momento histórico/contexto e estilo de produção de cada conto ou romance lido em sala e em casa.

Acredito que o aspecto de maior evolução tenha sido a escrita. A maioria dos alunos “cresceu” em suas produções. A começar pelo registro das ideias, com mais clareza e coerência.

Os estudantes entenderam as situações de produções propostas, principalmente as propostas de vestibulares e do ENEM, pensando em gênero, interlocutores, temática, linguagem formal e observando a norma culta de Língua Portuguesa.

Outro aspecto foi a assimilação de diferentes tipos de argumentos para sustentação das propostas.

A coesão textual foi um desafio identificado já nas primeiras produções. Muitos estudantes desconheciam os articuladores textuais sua importância para “amarrar” as partes de um texto.

Para amenizar o problema, utilizei os próprios textos dos alunos, mostrando a ausência de elementos coesivos e como melhorar as construções. A referência foram os contos de Machado de Assis.

Além disso, os alunos pesquisaram a função e os diferentes tipos de pronomes e as conjunções. Passei a eles também os critérios utilizados para corrigir os textos de vestibulares e do ENEM.

"A visão de Paulo Freire sobremenciona que o ensinoprofessor precisa "saber que ensinar não ser uma transferência de transferir conhecimento, mas uma criação de oportunidades decriar possibilidades para sua própria produção ou a sua construção (FREIRE, 1997)" é muito atual, verdadeira e provocadora. Temos de refletir, estudar e discutir sobre como reinventar práticas.

Esse enunciado é muito atual, verdadeiro e provocador. Temos de refletir, estudar e discutir sobre como reinventar práticas.

A construção da autonomia, para que o aluno se torne sujeito da aprendizagem, não é um processo simples. Requer envolvimento dos pedagogos e professores.

Uma democracia precisa de cidadãos autônomos, que tomem decisões e cumpram seu papel social. Mas é preciso que a escola/professores/comunidade ofereça condições para isso.

O currículo, por exemplo, deve estar voltado ao contexto escolar, priorizando os temas que mais interferem no espaço e rendimento escolar ou ainda na comunidade.

Portanto, é importante a inclusão de assuntos como diversidade, choque de culturas, sexualidade, drogas, discriminação, meio ambiente, violência contra a mulher, trânsito, redes sociais, cidadania, direitos e deveres e ética e política. Ações efetivas e mudanças de comportamento, não só dos alunos, mas das famílias e da comunidade.

O caminho é dar voz aos alunos, aos pais, aos professores, aos auxiliares e à direção.

Como explica Paulo Freire, não há neutralidade em relação às práticas educativas. Logo, pensar diferente, faz parte do processo democrático. Pensar diferente é enriquecedor e contribui para fazer da escola um espaço de crescimento intelectual e afetivo.

Mas, como dizia Pecheux, “não há discurso sem sujeito e não há sujeito sem ideologia”.

Logo, se a escola quer um aluno crítico e participativo, é impossível pensá-la distanciada dos discursos midiáticos e das novas tecnologias, como instrumentos para uso crítico, criativo e reflexivo.

Ao rever opiniões de alunos sobre o trabalho realizado, registro aqui algumas que comprovam e validam o que foi alcançado.

  •  “Foi um momento ímpar para conhecermos a política e, dentro desta, as leis que regem meu país”.
  • “Seremos jovens que teremos a voz mais ativa na sociedade”.
  • “Interação de alunos com as leis e a política”.
  • “Possibilidade de entrar no mundo das leis e da política com projetos de lei e abrir os caminhos do conhecimento”.
  • “Diversas formas de descobrir nosso papel na sociedade”.
  • “Uma experiência inovadora e necessária sobre cidadania, política e democracia”.
  • “Mudando o presente, pensando no futuro”.
  • “O projeto que vou levar para a vida e lembrar sempre”.
  • “Essencial para formar jovens mais ligados nos assuntos ligados à cidadania e democracia”

Quando li sobre as experiências, com o objetivo de fazer este relato, encontrei a fala de um aluno, antes desmotivado, faltoso, repetente do noturno. Ele disse: “Professora, você foi a melhor coisa que aconteceu na minha vida. Obrigado por ter acreditado em mim, ter me incentivado a escrever, ter enviado meu Projeto de Lei para Brasília. Nunca pensei que um dia viajaria de avião, que iria ser deputado por uma semana representando meu estado... Nunca mais serei o mesmo”.

Só quem vivencia a sala de aula sabe o que significa ouvir isso de um aluno. Quando, em 2012, optei por duas turmas do noturno, não sabia dos desafios que iria enfrentar. Os alunos não eram receptivos, eram faltosos. Nada parecia convencê-los de que estudar era preciso.

Mudei de estratégia, abandonei o livro didático e comecei a trabalhar com os jornais, ferramentas on-line, revistas e redes sociais para colocá-los em sintonia com o mundo. Foi neste contexto que lancei o desafio: "Se não gosto das coisas como estão, o que tenho feito para mudar?

E foi assim, pesquisando leis e projetos, que descobri o programa "Parlamento Jovem Brasileiro".

Estudamos leis e os alunos produziram projetos. Como resultado, em 2015, dois jovens da mesma sala foram classificados para irem a Brasília.

Entre 2016, 2017 e 2018, dos 60 projetos paranaenses pré-selecionados para a fase nacional do programa, 27 foram de meus alunos.

Acredito que somente pela aquisição de informações e construção do conhecimento é possível acontecer uma mudança na política e na sociedade.

Como bem enfatiza Albert Einstein: “O meu ideal político é a democracia, para que todo homem seja respeitado como indivíduo e nenhum venerado”.

É preciso disposição, tempo e fundamentação teórica para organizar projetos – com suas etapas, materiais, suportes tecnológicos, encaminhamentos metodológicos e resultados.

O fundamental é instigar os alunos e mostrar a importância do tema, deixando claro que o projeto será construído por todos.

Em nosso projeto, os alunos organizaram um portfólio com as diferentes atividades e pesquisas realizadas, como forma de visualizar o processo desde o início.

As dificuldades mais significativas foram corrigir as produções, fazer a devolutiva, reescrever o mesmo texto ou outra proposta do mesmo gênero.

Os alunos precisam ter clareza sobre o que não dominam na leitura, na oralidade e, principalmente, na escrita.

Cabe ao professor mostrar o que é considerado pelos corretores do ENEM e quais competências os alunos precisam apresentar em seus textos.

Com os jovens explorei diferentes gêneros textuais, observando as características peculiares a cada um, em especial as cartas de leitores, artigos de opinião, comentários interpretativos, resenhas, resumos, textos dissertativos/argumentativos, charges, cartoons, gráficos e reportagens.

Na elaboração do projeto, utilizei como fundamentação teórica o livro Educ@r a (R)evolução Digital na Educação, de Martha Gabriel.

Outro referencial teórico utilizado foi o artigo “Metodologia de Projetos: aprender e ensinar para a produção do conhecimento numa visão complexa”, de Marilda Aparecida Behrens.

Saiba mais

CABRAL, João Francisco Pereira. "Mito da caverna de Platão”; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/filosofia/mito-caverna-platao.htm. Acesso em 12 de dezembro de 2018.

Conto “O dicionário”, de Machado de Assis. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=EXCEklg0aCQ . Acesso em 12 de dezembro de 2018.

Projeto de Lei nº 3627/2004 – Cotas. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ref_projlei3627.pdf

Para acompanhar o apoio teórico usado pela autora do projeto, o professor poderá fazer a leitura do livro “Letramento Literário: teoria e prática”, de Rildo Cosson, com destaque para o capítulo “Sequências Didáticas para o Oral e a Escrita: apresentação de um procedimento”.