"A dinâmica social contemporânea nacional e internacional, marcada especialmente pelas rápidas transformações decorrentes do desenvolvimento tecnológico, impõe desafios ao Ensino Médio. Para atender às necessidades de formação geral, indispensáveis ao exercício da cidadania e à inserção no mundo do trabalho, e responder à diversidade de expectativas dos jovens quanto à sua formação, a escola que acolhe as juventudes tem de estar comprometida com a educação integral dos estudantes e com a construção de seu projeto de vida." (BNCC, 2018, p. 464)

Podcast

Ouça o podcast sobre o Ensino Médio.

O uso do geoplano no ensino-aprendizagem da geometria plana na Escola Agrícola Terra Nova

Competência 2 | Competência 3
Área(s): Matemática.

O objetivo desta prática foi melhorar a compreensão dos alunos sobre as propriedades das figuras geométricas planas e identificar as propriedades das figuras geométricas de maneira lúdica.

Componente(s): Matemática.
Quando: Ao longo do ano letivo.
Materiais:
  • materiais de uso comum pelos alunos (caneta, caderno, etc.);
  • tábua de madeira, ou qualquer outra similar;
  • pregos;
  • borrachas ou materiais flexíveis.

Habilidades trabalhadas: EM13CNT301; EM13CNT302; EM13CNT307; EM13CNT308; EM13CNT309
Escola: Escola Estadual Terra Nova, Terra Nova do Norte (MT).
Professor(a) responsável: Vinicio de Figueiredo.

O que é:

O geoplano é uma ferramenta importante no ensino-aprendizagem da geometria plana. Por meio dele, os estudantes do 1º ano da Escola Agrícola Terra Nova, vindos do Curso Técnico em Agroecologia, compreenderam como a geometria plana está presente em suas vidas e como o conhecimento espacial os auxiliará ao longo de sua carreira profissional como técnicos.

O projeto teve como principal objetivo, exatamente, facilitar a compreensão dos alunos sobre as figuras geométricas irregulares e os cálculos de suas áreas.

O uso do geoplano oferece aos estudantes uma melhor compreensão das propriedades da geometria, bem como uma maneira de visualizar as superfícies ocupadas pelas figuras geométricas.

Em nosso projeto, o trabalho incluiu a confecção do geoplano e a resolução de atividades.

Como fazer:

A Escola Estadual Terra Nova (Escola Agrícola Terra Nova) foi fundada em 2010 num dos maiores assentamentos da América Latina, o HIJ. A comunidade sentiu a necessidade da criação de uma escola desse tipo em razão do crescente êxodo rural na região.

A escola trabalha com a chamada pedagogia de alternância. As aulas são divididas em dois tempos. O "Tempo Escola" funciona como um internato. Os alunos passam uma semana nas dependências da unidade, com aulas voltadas à base comum curricular e à base técnica do curso técnico em Agroecologia. O "Tempo Comunidade", por sua vez, é passado nas propriedades dos alunos, quando aplicam os diversos saberes técnicos, científicos ou empíricos, para sistematização posterior no ambiente da escola.

Num dos "Tempos Comunidade", os estudantes tiveram de desenhar suas propriedades rurais em escala e fazer os cálculos de medidas das áreas em metros quadrados, hectares e alqueires paulistas.

As propriedades rurais de muitos estudantes ou aquelas nas quais eles aplicaram seus conhecimentos são classificadas como polígonos regulares ou irregulares. Essa característica exigiu de muitos estudantes um conhecimento até então inédito das características da geometria plana.

Em diversos casos, essa particularidade se tornou uma barreira para a finalização do trabalho do "Tempo Comunidade". O período de diagnóstico durou duas alternâncias, e, mesmo assim, muitos alunos não conseguiram concluir seus trabalhos por causa da obrigatoriedade de decomposição das figuras geométricas e das suas propriedades para a realização dos cálculos efetivos.

Como a turma tinha cerca de 50 estudantes, era inviável para a escola ou para o professor a confecção de um geoplano. As famílias demonstraram disposição para ajudar na resolução do problema, com a confecção do geoplano durante um "Tempo Comunidade".

Foi encaminhado aos estudantes um enunciado (folha que determinava como o trabalho devia ser desenvolvido). Ele trazia o desenho, a forma e as medidas requeridas para o geoplano, bem como materiais que poderiam ser utilizados.

Diversas figuras, dos mais diferentes formatos, foram preparadas seguindo um processo simples de coordenadas do geoplano. Para a apresentação no "Tempo Escola", pediu-se um relato, em detalhes, da experiência de construção.

Em sala de aula, após a apresentação do geoplano (uso e manuseio), foi aplicada a apostila de atividades formuladas com figuras regulares e irregulares, na qual os estudantes deveriam aplicar conhecimentos prévios e dúvidas a serem sanadas em todos os âmbitos da geometria plana e suas propriedades.

Os que, por alguma razão, estavam sem seus geoplanos fizeram duplas com colegas. Aos poucos, várias figuras foram formadas, até mesmo as de suas propriedades rurais, uma maneira de compreensão visual do local onde viviam.

Além dos cálculos de áreas e medidas agrárias, os estudantes compreenderam como a participação da família é fundamental no processo de ensino-aprendizagem.

Avalio a prática e a metodologia diferenciada como uma reinvenção. As aulas apenas expositivas são, normalmente, monótonas e cansativas. O uso do geoplano entreteve os estudantes, que conseguiram, assim, visualizar aquilo que lhes era apresentado, alterando e acompanhando todos os processos de construção e definição das formas geométricas.





Saiba mais

O geoplano pode ser utilizado em diferentes anos e para diferentes propósitos, sendo útil ao ensino da Geometria, de maneira geral. Seu uso na geometria plana para o estudo dos polígonos, áreas e perímetros possibilita uma abordagem “concreta” de conceitos abstratos e a compreensão dos cálculos envolvidos.

Veja aqui como construir um geoplano:

O geoplano, as figuras geométricas e o cálculo de áreas e perímetros:

Matematicando

Ensinando Matemática

Busque no Caderno de Práticas
Práticas Relacionadas
Competência 1 | Competência 3
Competência 2 | Competência 3
Competência 1 | Competência 2 | Competência 3