"A dinâmica social contemporânea nacional e internacional, marcada especialmente pelas rápidas transformações decorrentes do desenvolvimento tecnológico, impõe desafios ao Ensino Médio. Para atender às necessidades de formação geral, indispensáveis ao exercício da cidadania e à inserção no mundo do trabalho, e responder à diversidade de expectativas dos jovens quanto à sua formação, a escola que acolhe as juventudes tem de estar comprometida com a educação integral dos estudantes e com a construção de seu projeto de vida." (BNCC, 2018, p. 464)

Podcast

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A educação financeira gerando adultos mais conscientes nas compras

Competência 1 | Competência 2
Área(s): Matemática.

Trabalhar os conceitos da educação financeira sob a perspectiva da gestão das finanças pessoais.

Quando:

Ao longo do ano letivo durante um bimestre, aproximadamente.

Materiais:
  • sala de informática com acesso à internet (desejável);
  • calculadora financeira (pode-se utilizar um aplicativo para smartphone).
Competências específicas:

MTT – Competência1; Competência 2

Habilidades trabalhadas: EM13MAT203; EM13MAT303; EM13MAT304; EM13MAT305
Professor(a) responsável: Emerson do Nascimento Silva.
Escola: Colégio Estadual Barão do Rio Branco, Rio Branco (AC).

O que é:

O uso do racional da matemática ao fazer compras é fantástico. Ela tem um papel preponderante na vida cotidiana. Esse projeto possibilitou unir o tema ao dia a dia dos alunos, que passaram a ter uma visão mais prática da disciplina Matemática em sua realidade financeira.

Como fazer:

Este projeto surgiu da necessidade de os jovens entenderem a complexidade e a viabilidade do uso da matemática financeira em suas vidas. É sabido que, por falta de orientação, muitos não têm como preocupação poupar o que ganham.

Neste projeto, o aprendizado só seria possível se ocorresse de maneira intrigante e cativante. Fizemos, então, a "Feira de Ciências".

Programei uma apresentação em grupo sobre os temas "Como Entender os Juros que Cobram no Cartão?", "Como Entender os Juros em Compras Parceladas?", "Como Entender os Juros em Compras por meio de Cartão?" e "Como Entender que Comprar à Vista é Sempre Melhor?"

Fiz os alunos pesquisarem as diversas formas de compras e as mais variadas maneiras de pagamentos. Elaborei várias perguntas:

"Você compraria um produto à vista ou a prazo?"

"Quais as diversas formas de pagamentos e de créditos que existem?"

"Por que a maioria usa o cartão de crédito de forma abusiva, pagando o mínimo no cartão?"

"Quais os juros no cartão após o período de um ano?"

Os alunos pesquisaram em lojas, bancos, financeiras, departamentos de vendas, concessionárias de veículos e na internet. Também levantaram dados a respeito das diversas formas de vendas e de pagamento.

Com essas informações, foi mais fácil estudar e apresentar os resultados aos demais alunos da escola. Isso foi feito na forma de panfletos informativos, scripts, tabela de preços e tabela de juros do cartão de crédito.

Outras questões foram levantadas:

"O que é planejamento financeiro?"

"Você já pensa em aposentadoria antes de entrar no mercado de trabalho?"

"Sobre investimentos, o que sabe?"

"Poupar é importante? Seus pais fazem isso?"

"Como calcular os juros em compras?"

Essas indagações me ajudaram a distribuir os temas no grupo e a dirimir dúvidas. Fiquei muito feliz com a rápida absorção do tema e a relação feita com suas vidas. Depois disso, os alunos foram a campo para coletar dados e organizar informações para a "Feira de Ciências".

A curiosidade sobre os temas e o modelo de trabalho mantiveram os alunos concentrados em terminar o trabalho o mais rapidamente possível.

Uma das dificuldades encontradas foi reunir a turma num horário, fora do turno escolar, para distribuir as tarefas e providenciar o banner, a maquete e os materiais de apoio para a feira.

Sobre financiamentos de carros e imóveis, os jovens perceberam que, por conta dos juros, o custo final praticamente dobra em relação ao valor original.

Em relação ao cartão de crédito, descobriram que os juros podem chegar a 300% ao ano. Esse percentual assustou muito a turma.

Com essas informações, os jovens concluíram que, se a pessoa não tiver um bom controle financeiro, ficará devendo cada vez mais.

Alguns alunos disseram, inclusive, que não pretendiam usar o cartão quando estivessem no mercado de trabalho. Eu disse a eles que o melhor seria se aprendessem a ser consumidores mais conscientes, para que seus gastos não superassem os ganhos com salário.

No dia da apresentação na "Feira de Ciências", tudo correu bem. Percebi que os alunos compreenderam os objetivos e as estratégias traçadas. Mas notei também a falta de conhecimento nessa área.

O analfabetismo matemático é uma realidade em nosso país. Muita gente, por falta de conhecimento sobre as operações básicas de matemática, não confere o troco ou não sabe calcular os juros de uma transação financeira.

Um dos objetivos do trabalho foi, exatamente, ensinar aos alunos como calcular esses juros e mostrar a melhor forma de comprar.

A maioria deles é de classe média baixa, e seus pais, pelo que pude avaliar, estão sempre com problemas financeiros.

Por isso, eu quis que aprendessem o conceito de que não devemos gastar mais do que o nosso dinheiro pode comprar, para que não haja frustrações futuras.

Ao final do trabalho, o grupo foi parabenizado pelo tema escolhido, pelas dicas de compras e pela educação financeira que alcançaram.

Saiba mais

Alguns sites da internet oferecem calculadoras financeiras para juros simples e compostos e geram gráficos sobre a evolução das aplicações de longo prazo.

Existem disponíveis também cursos e orientações. Exemplos: