Cultura Afro-Brasileira – Brasil de todas as cores
Esta prática pretendeu evidenciar como somos um modelo singular por termos incorporado características pertencentes aos colonizadores e tratar de temas relativos à cultura afro-brasileira e ao racismo.
Materiais:
- textos;
- livros;
- filmes.
LGG – Competência 3; Competência 5
CHS – Competência 5
Habilidades trabalhadas: EM13LGG102; EM13LGG103; EM13LGG104; EM13LGG302; EM13LGG403; EM13LP01; EM13LP02; EM13LP03; EM13CHS502;
Professor(a) responsável: Theizy Natacia Cardoso Sales.
O que é:
Processo de trabalho com atividades variadas sobre o tema racismo.
Como fazer:
O projeto passou por diversas etapas. De cara, houve uma fase de "aquecimento" dos alunos antes da definição do tema central.
Essa etapa incluiu:
- questionamentos sobre o assunto para capturar o conhecimento prévio dos estudantes;
- exibição de vídeo sobre a importância dos negros para a sociedade atual e a de alguns anos atrás;
- leitura de texto com os conceitos de raça, cor e etnia;
- exame da lei que pune atos de discriminação racial;
- análise do filme "Mandela – Luta pela Liberdade";
- apresentação de textos e de músicas em inglês produzidos por negros.
Como método, procurei gerar nos alunos questionamentos sobre os motivos da existência do racismo e sua relação com a violência.
Foram organizados grupos para representação das heranças culturais, como moda, gastronomia, literatura e dança.
A interação com as outras turmas aconteceu no Dia da Consciência Negra, quando foi realizado um debate sobre o assunto.
Percebi, ao longo dos três anos, mudanças graduais na linguagem e na visão dos alunos.
Um dos instrumentos de evolução do projeto foi falar sobre a nossa cultura. Apresentar ao público quem realmente somos, a gastronomia, a música, a dança e a moda afro-brasileira foi, sem dúvida, o aspecto mais proveitoso que encontrei para mudar os discursos racistas e fazer com que os alunos tomassem conhecimento de sua origem, e principalmente, reconhecessem o quão difícil foi cada conquista obtida nessa história.
Saiba mais
É necessário que o trabalho seja efetuado de forma interdisciplinar, para que disciplinas como Sociologia, História e Geografia ajudem os alunos a entenderem ainda mais a história do país e suas heranças culturais e outros aspectos.
O objetivo tem de ser diminuir ainda mais o racismo no ambiente escolar e ampliar o conhecimento sobre dos jovens sobre suas raízes culturais.
Algo que pode ser usado como reforço é a reafirmação desses conceitos no ambiente familiar.
A Lei nº 10.639, de 2003 incluiu a história e a cultura afro-brasileira e indígena na educação básica. Apesar disso, muitas escolas nada fazem para mudar o currículo e deixá-lo mais plural, dinâmico e menos preconceituoso.
Observar os tipos sociais, culturais e as disseminações de ideias comentadas nas rodas de conversa dos nossos alunos fez com que o professor reconhecesse suas necessidades de ampliação do conhecimento.
Em experiências similares, podem ser realizadas pesquisas e um levantamento dos dados para que o professor saiba se há manifestações de preconceito racial na escola.