Aprender Inglês: meu novo mundo
Despertar nos alunos o desejo de aprender dinamicamente a língua inglesa por meio de atividades pedagógicas lúdicas e descontraídas.
Sem período específico.
Materiais:- livros didáticos;
- computadores.
LGG – Competência 4
Habilidades trabalhadas:EM13LGG401; EM13LGG402; EM13LGG403
Eder Jose Monte de Araujo.
Escola:Escola Estadual Professora Risalva Freitas do Amaral, Macapá (AP).
O que é:
A possibilidade de usar uma língua estrangeira para se comunicar é uma necessidade nos dias de hoje. É também uma forma de encurtar distâncias e conhecer novas culturas.
O tema deste projeto surgiu não só porque existe uma expectativa social estimulada para o crescimento dos intercâmbios culturais e a circulação de informações e conhecimentos, mas também porque o aprendizado de uma língua estrangeira tem contribuído para a formação educativa.
Os recortes dessa aprendizagem propiciam aos alunos a oportunidade de engajamento e interação no mundo social (acadêmico, científico, tecnológico, humano). Também possibilitam contato com outras civilizações e culturas, competência enfatizada como um dos principais eixos do ensino.
Por isso, é necessário incentivar os estudantes, desde o princípio, a observarem as diferenças de valores e costumes que permeiam textos, diálogos, histórias, mensagens eletrônicas etc.
O entendimento dessas diferenças pode interferir de forma positiva ou negativa na comunicação e na harmonia entre os povos ou, até mesmo, entre os grupos sociais de um país, pois a língua é usada no mundo social como reflexo de crenças e valores.
O enfoque interacional oferece uma melhor compreensão da importância da pluralidade cultural que hoje direciona o ensino de inglês. Além de se comunicarem em inglês, os alunos precisam se inteirar dos valores que norteiam outras culturas.
O projeto “Aprender inglês: meu novo mundo” surgiu para oferecer o ensino da Língua Inglesa aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental II e da 2ª série do Ensino Médio, fora horário escolar habitual.
Assim, em vez de ficarem em casa assistindo televisão ou na rua, sujeitos a diversos riscos, os alunos aproveitaram o tempo na escola para aprender e desenvolver habilidades específicas, buscando melhoria no rendimento e transformando sua realidade social.
Com essa solução, os pais puderam trabalhar tranquilos, sabendo que seus filhos estavam dentro da escola, que é um espaço seguro e acolhedor.
Como fazer:
Inicialmente, foi feito um diagnóstico prévio, por meio de exercícios e entrevistas. Percebeu-se que a maioria dos alunos nunca havia tido contato com o Inglês. Esse diagnóstico foi muito importante para a realização de acertos no planejamento inicial. O diagnóstico final se deu por meio de observações nas aulas e pelas primeiras produções escritas e faladas.
O projeto foi lançado por edital, e muitos pais vieram até a escola para fazer a inscrição dos filhos, momento em que trouxeram um quilo de alimento não perecível para ajudar uma instituição carente, despertando também, nos alunos, o espírito da solidariedade.
Os pais ficaram muito contentes por conseguirem colocar seus filhos no projeto, que era totalmente gratuito.
Um dos momentos mais significativos foi a realização de uma gincana em que os alunos puderam demonstrar em pouco tempo de curso os primeiros conhecimentos adquiridos em sala de aula.
Durante a execução do projeto, foram avaliados o desempenho e o empenho de cada aluno nas atividades propostas, como prática oral, interesse e participação no decorrer das aulas. Os meios utilizados foram exercícios, leituras, diálogo, conversação e gincana.
Os resultados alcançados mostraram o êxito da iniciativa, com os alunos passando a falar e a escrever em inglês.
A aprendizagem se deu de forma extraordinária. Hoje, os alunos já estão exercitando o idioma com excelência, desenvolvendo, assim, a autonomia, a conversação e a fluência.