"A dinâmica social contemporânea nacional e internacional, marcada especialmente pelas rápidas transformações decorrentes do desenvolvimento tecnológico, impõe desafios ao Ensino Médio. Para atender às necessidades de formação geral, indispensáveis ao exercício da cidadania e à inserção no mundo do trabalho, e responder à diversidade de expectativas dos jovens quanto à sua formação, a escola que acolhe as juventudes tem de estar comprometida com a educação integral dos estudantes e com a construção de seu projeto de vida." (BNCC, 2018, p. 464)

Podcast

Ouça o podcast sobre o Ensino Médio.


Aprender Inglês: meu novo mundo

Competência 4
Área(s): Linguagens.

Despertar nos alunos o desejo de aprender dinamicamente a língua inglesa por meio de atividades pedagógicas lúdicas e descontraídas.

Quando:

Sem período específico.

Materiais:
  • livros didáticos;
  • computadores.
Competências específicas:

LGG – Competência 4

Habilidades trabalhadas:

EM13LGG401; EM13LGG402; EM13LGG403

Professor(a) responsável:

Eder Jose Monte de Araujo.

Escola:

Escola Estadual Professora Risalva Freitas do Amaral, Macapá (AP).

O que é:

A possibilidade de usar uma língua estrangeira para se comunicar é uma necessidade nos dias de hoje. É também uma forma de encurtar distâncias e conhecer novas culturas.

O tema deste projeto surgiu não só porque existe uma expectativa social estimulada para o crescimento dos intercâmbios culturais e a circulação de informações e conhecimentos, mas também porque o aprendizado de uma língua estrangeira tem contribuído para a formação educativa.

Os recortes dessa aprendizagem propiciam aos alunos a oportunidade de engajamento e interação no mundo social (acadêmico, científico, tecnológico, humano). Também possibilitam contato com outras civilizações e culturas, competência enfatizada como um dos principais eixos do ensino.

Por isso, é necessário incentivar os estudantes, desde o princípio, a observarem as diferenças de valores e costumes que permeiam textos, diálogos, histórias, mensagens eletrônicas etc.

O entendimento dessas diferenças pode interferir de forma positiva ou negativa na comunicação e na harmonia entre os povos ou, até mesmo, entre os grupos sociais de um país, pois a língua é usada no mundo social como reflexo de crenças e valores.

O enfoque interacional oferece uma melhor compreensão da importância da pluralidade cultural que hoje direciona o ensino de inglês. Além de se comunicarem em inglês, os alunos precisam se inteirar dos valores que norteiam outras culturas.

O projeto “Aprender inglês: meu novo mundo” surgiu para oferecer o ensino da Língua Inglesa aos estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental II e da 2ª série do Ensino Médio, fora horário escolar habitual.

Assim, em vez de ficarem em casa assistindo televisão ou na rua, sujeitos a diversos riscos, os alunos aproveitaram o tempo na escola para aprender e desenvolver habilidades específicas, buscando melhoria no rendimento e transformando sua realidade social.

Com essa solução, os pais puderam trabalhar tranquilos, sabendo que seus filhos estavam dentro da escola, que é um espaço seguro e acolhedor.

Como fazer:

Inicialmente, foi feito um diagnóstico prévio, por meio de exercícios e entrevistas. Percebeu-se que a maioria dos alunos nunca havia tido contato com o Inglês. Esse diagnóstico foi muito importante para a realização de acertos no planejamento inicial. O diagnóstico final se deu por meio de observações nas aulas e pelas primeiras produções escritas e faladas.

O projeto foi lançado por edital, e muitos pais vieram até a escola para fazer a inscrição dos filhos, momento em que trouxeram um quilo de alimento não perecível para ajudar uma instituição carente, despertando também, nos alunos, o espírito da solidariedade.

Os pais ficaram muito contentes por conseguirem colocar seus filhos no projeto, que era totalmente gratuito.

Um dos momentos mais significativos foi a realização de uma gincana em que os alunos puderam demonstrar em pouco tempo de curso os primeiros conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Durante a execução do projeto, foram avaliados o desempenho e o empenho de cada aluno nas atividades propostas, como prática oral, interesse e participação no decorrer das aulas. Os meios utilizados foram exercícios, leituras, diálogo, conversação e gincana.

Os resultados alcançados mostraram o êxito da iniciativa, com os alunos passando a falar e a escrever em inglês.

A aprendizagem se deu de forma extraordinária. Hoje, os alunos já estão exercitando o idioma com excelência, desenvolvendo, assim, a autonomia, a conversação e a fluência.


Busque no Caderno de Práticas
Práticas Relacionadas
Competência 1 | Competência 2 | Competência 3 | Competência 6
Competência 1 | Competência 3 | Competência 6
Competência 1 | Competência 3 | Competência 6